Coluna

Baldy segue Ciro Nogueira na oposição ao governo Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 12 de agosto de 2023

O PP comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI) bate o pé e diz que é oposição ao governo Lula e desce a borduna no petista. Mas, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também do PP quer embarcar no governo e levar a maioria do Centrão. Nesse caso, como fica a cabeça do cidadão-eleitor? “Ah, o povo é um mero detalhe que a gente resolve na próxima eleição”, bordão que faz parte do anedotário político repetido exaustivamente para justificar a mudança de rumo dos eleitos. Se a nível nacional está confuso, em Goiás está mais tranquilo, garante o presidente regional da legenda, Alexandre Baldy. No entanto, ele decidiu acompanhar o amigo, Ciro Nogueira e firmar oposição ao governo Lula, mas não entra na discussão sobre o apoio do Centrão na Câmara ao petista. Reitera que seu candidato a presidente da República em 2026, é Ronaldo Caiado (União). Mas tem um problema que ele não menciona: Ciro Nogueira trabalha para trazer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o PP e apoiá-lo para presidente. Nesse caso, como fica o PP em Goiás?

Tarcísio ameaça deixar o Republicanos

Os argumentos do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira para convencer o que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas que o partido vai ocupar espaço no governo Lula, mas continua na oposição, não ‘colou’ e Tarcísio está disposto a deixar a legenda. Para desespero de Marcos Pereira, até o manda chuva da Universal, Edir Macedo criticou a aproximação com o PT.

Continua após a publicidade

Portas abertas

Ninguém acredita na ameaça de Tarcísio, mas se acontecer, as portas do PP de Ciro Nogueira estão escancaradas para recebê-lo, mas seria o mesmo que trocar 6 por meia dúzia, pois o PP também está doido para embarcar no governo Lula.

Não é comigo

Ex-aliados de Jair Bolsonaro (PL) não compareceram ao lançamento do novo PAC, que prevê investimentos em infraestrutura em todo o País. Tarcísio de Freitas (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Jorginho Mello (Santa Catarina).

Caiado presente

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) que de bobo não tem nada, compareceu e ainda conseguiu mais de R$ 1 bilhão para o BRT Sant Maria Luziânia. Este é um compromisso de campanha que ele quer resgatar em seu segundomandato.

Gláucio ‘Linhares’

Dia sim outro também, o deputado federal, radialista e apresentador do programa Balanço Geral Brasília, Fred Linhares (Republicanos), desanca a gestão de Pábio Mossoró (MDB). O motivo não é a defesa da população, mas apoiar seu amigo e braço direito no programa policial, Gláucio  Teixeira para prefeito de Valparaíso.

Yvelonia rifada

A Xadrez apurou que a secretária de Desenvolvimento Social e Humano em Goiânia, Maria Yvelonia (Republicanos), foi escanteada pela cúpula do Republicanos em Goiás. Na avaliação dos aliados de Fred Linhares, Gláucio tem mais chances do que Maria Yvelonia por ter apelo popular. A conferir.

Lêda junto

O grupo de Gláucio ‘Linhares’ conta com o apoio da deputada federal, Lêda Borges (PSDB). A pergunta que fica é: será que Fred Linhares transfere votos só com um programa comunitário e policial?