Coluna

Base aliada se recompõe na Alego e dá tranquilidade a Caiado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 17 de julho de 2021

A base de apoio ao governador Ronaldo Caiado (DEM), na Alego, terá, no segundo semestre deste ano, maioria folgada para a votação e aprovação de matérias do Executivo, com a composição de deputados da oposição, do PSDB e do MDB. Nos primeiros seis meses de 2021, o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), teve dificuldades em arregimentar o número de votos suficientes, em plenário, para ver aprovadas matérias do Executivo, por conta da perda de parlamentares, principalmente do PSL, Major Araújo, Paulo Trabalho e Delegado Humberto Teófilo, e Delegado Eduardo Prado (DC). 

Reforço  

Agora, se o governo já contava com o apoio de Humberto Aidar e Bruno Peixoto, voltar a compor a base Henrique Arantes. E pelo PSDB, Francisco Oliveira e Talles Barreto. 

Continua após a publicidade

Fundão  

Dos três senadores goianos, apenas Luiz do Carmo (MDB) votou a favor do chamado golpe do fundão, que vai destinar R$ 5,7 bilhões para bancar campanhas políticas em 2022. Kajuru (Podemos) e Vanderlan Cardoso (PSD), não apoiaram a medida.  

Crise hídrica 

Como parte das medidas que visam minimizar a crise hídrica em Goiás, Ronaldo Caiado, via decreto, instituiu a política estadual de proteção e preservação das nascentes de água. 

Prematuro 

Em que pese a defesa por aliança política, do MDB, com Ronaldo Caiado, para 2022, o deputado Paulo Cezar Martins continua na defesa por candidatura própria. Diz que qualquer decisão, agora, é precipitada. “O momento é de fortalecimento do partido”. 

Política, não 

Nem só de tomada de decisões na saúde vive o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. Médico, ele acabou de receber carteira da Ordem dos Músicos do Brasil, seção de Goiás. Entrar na política, é outra história que não passa, por enquanto, pelos seus planos. 

Governança  

Em autoconvocação, a Alego começou a apreciar, nesta sexta-feira, 16, o pacote com novo matérias. Uma delas institui as Microrregiões de Saneamento Básico do Centro-Oeste e Centro-Leste de Goiás e suas respectivas estruturas de governança. 

Para federal 

Ex-candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Correa, deverá ser referendado pelo MDB como candidato a deputado federal, nas eleições do ano que vem. Na disputa, ele ficou em terceiro lugar. 

Martelo  

A disputa pelo controle do Progressistas, em Goiás, deve ter um epílogo em agosto, ou no mais tardar, em setembro, quando o presidente nacional, senador Ciro Nogueira, baterá o martelo. A favor de Alexandre Baldy ou do deputado federal Professor Alcides. 

CURTAS 

– Na sessão de ontem, na Alego, o deputado Humberto Aidar (MDB) saiu em defesa da publicidade das ações da Casa, alvo de críticas de parte da imprensa local. 

– Mais um candidato a presidente da OAB-Goiás visitou Iris Rezende, em seu escritório político, em Goiânia. Trata-se de Pedro Paulo de Medeiros.