Coluna

Base unida, Caiado foca vitória no primeiro turno

Publicado por: Redação | Postado em: 01 de agosto de 2022

Faltando menos de 15 dias para o início oficial da campanha eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (UB) busca a reeleição reforçada por 12 partidos aliados e mais de 200 prefeitos. Soma-se a eles, centenas de ex-prefeitos, primeiras-damas e vereadores, além disso, o discurso de uma gestão exitosa em saúde, segurança, educação, rede de proteção social e equilíbrio fiscal. Em termos de campanha eleitoral, tem a seu favor o fato de ser o único postulante ao Palácio das Esmeraldas, até agora, com chapa majoritária completa. Embora seja a primeira vez na história política goiana que um candidato ao governo terá quatro candidatos ao Senado. Uma novidade jurídica que reforça o capital político de Caiado nas urnas. Sem entraves dentro da base que ameace a união de suas forças, Caiado trabalha para ampliar a vantagem que as pesquisas dão a ele. Em todas elas sinalizam uma boa vantagem frente aos concorrentes, mas insuficiente para vencer no primeiro turno. A diferença ainda leva a disputa para o segundo turno, mas aliados ouvido pela Xadrez dizem que, a partir de agora com a questão da vaga ao Senado pacificada, o foco é ganhar a disputa logo no primeiro turno. A avaliação é que as pesquisas mostram que, se Marconi Perillo desistir da disputa ao governo, o voto conservador do tucano, principalmente ligado ao agronegócio, tende a migrar para Caiado.

Bloco nas ruas

Ronaldo Caiado conta com um exército de apoiadores liderado por prefeitos e vereadores nos 246 municípios nas mais variadas siglas, incluindo adversários. Nesta segunda-feira (1º), senta à mesa para mais uma rodada com gestores dos 22 municípios da região Sudeste. No café com eles, Caiado vai reforçar as parcerias e empenho junto às suas cidades na defesa da reeleição.

Continua após a publicidade

Naçoitan e Mangão

Dois prefeitos que estão distantes um do outro, mas próximos a Caiado vão dividir mesa de café com o governador. O de Novo Gama no Entorno do DF, Carlinhos do Mangão (PL) e o de Iporá, Naçoitan Leite (UB). Novo Gama é um ex-reduto do PSDB assim como Iporá que num passado recente, era tucano raiz.

Podcast Marconi…

Ainda indefinido quanto ao seu destino político se disputa o governo, Senador ou deputado federal, Marconi Perillo (PSDB) mantém a militância em estado de alerta. Agora ele aderiu ao instrumento mais contemporâneo dos políticos antenados com a massa: o Podcast. No recorte que circula nas redes sociais, ele dá pistas sobre seu comportamento político sustentado em lealdade, gratidão e justiça. Deve vir decisão por ai na reunião do tucanato de quinta-feira (4).

…e Mendanha

Outro que aderiu à nova ferramenta de comunicação voltada aos mais jovens, é o pré-candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota). Ele quer ampliar o diálogo com os cidadãos goianos para discutir e apresentar propostas, caso vença a disputa.

 PT? Tô fora!

Sem nenhuma novidade debaixo do Sol do União Brasil, Luciano Bivar joga a toalha e desiste da corrida eleitoral para presidente da República. A realidade das pesquisas ‘matou’ o sonho e Bivar deve disputar a reeleição para deputado federal. Bivar havia declarado no dia da desistência que poderia apoiar o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Prontamente o governador Ronaldo Caiado disse um sonoro “Lula? Tô fora”! Embora sempre tenha tido uma relação respeitosa ao PT nos seus mais de 30 anos no Congresso e agora governador, Caiado delimitou uma fronteira ideológica entre a sigla e ele.

Reguffe federal?

O União Brasil pressiona o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, senador Antônio Reguffe para desistir da disputa e vir a deputado federal. Reguffe resiste e ameaça “largar tudo”. A pressão faz sentido: é melhor ter um deputado federal que pode eleger mais dois com a sobra de votos, do que “gastar vela com santo fraco”. Reguffe tem chances de chegar ao segundo turno, mas perderia para Ibaneis Rocha (MDB), conforme pesquisas.