Coluna

Base vota contra indicação de Caiado ao Conselho de Educação

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 25 de agosto de 2021

Com o apoio da oposição, deputados da base aliada na Assembleia Legislativa derrubaram projeto de lei do governo que indicava o presidente do Sindicato dos Professores de Goiás, Railson Nascimento Souza, como titular, e Alan Francisco de Carvalho, como suplente, para o Conselho Estadual de Educação (CEE). Os oposicionistas Delegado Humberto Teófilo e Major Araújo, ambos do PSL, reagiram à indicação, depois de um post de Railson, nas redes sociais, tecendo críticas a abordagens policiais contra negros. Dr. Antônio (DEM) e Coronel Adailton (charge), do PP, votaram pelo arquivamento da matéria, que alcançou placar de 14 votos a favor e oito contrários. 

Rejeição  

Por suposto apoio da professora Maria Euzébia de Lima à inclusão do debate sobre ideologia de gênero nas escolas pública, ela teve o seu nome vetado para compor o CEE, em 2019. 

Continua após a publicidade

Suspensão  

O vereador Sebastião Peixoto (DEM) apresentou requerimento solicitando a suspensão do salário do servidor público que se recusar a se vacinar contra a Covid-19. E que se for contaminado, que não seja atendido pelo SUS. 

Termômetro 

Assim como em Anápolis, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) será o anfitrião do presidente Jair Bolsonaro, cuja visita a Goiânia está prevista para sábado. Servirá como termômetro sobre eventual candidatura ao governo de em Goiás, em 2022.

Solidário  

Após ouvir discursos em defesa do presidente Jair Bolsonaro e críticas contundentes aos ministros do STF, o deputado Henrique Arantes (MDB) não perdeu a piada e disse se algum colega for arrastado para o cárcere, ele se propõe a colaborar com cigarros. 

Cerco se fecha 

Em mais um movimento para neutralizar o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), o presidente do partido, Daniel Vilela, foi à Câmara de Goiânia em busca de carta de apoio à aliança com o Democratas de Ronaldo Caiado. 

Tempo fechou 

Não foi bem recebido pelo núcleo político de Mendanha o fato de o presidente do MDB de Goiânia, Carlos Júnior, ter acompanhado Daniel Vilela à Câmara de Goiânia, ele que é assessor especial do prefeito. 

Cobrança  

Da tribuna, o deputado Antônio Gomide (PT) disse se ressentir da falta de ação do Conselho de Ética da Alego, se referindo aos ataques Amauri Ribeiro (Patriota), à vereadora Lucíula do Recanto (PSD), sobre tiro na cara. 

Pra outubro 

Já tramita na Alego projeto do governo que reajusta de profissionais da Educação, em 4,52% e 7,20%, e institui auxílio aprimoramento continuado no âmbito da Secretaria de Educação. 

CURTAS 

– O combate à violência contra a mulher é o foco da presença da modelo Luiza Brunet, hoje, na Câmara de Goiânia, para promulgação de lei da vereadora Aava Santiago (PSDB) de criação da Ouvidoria da Mulher no Legislativo.