Coluna

Bispo assume Arquidiocese sob “fantasma” do caso do padre Robson

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 15 de dezembro de 2021

As bancadas católicas, na Câmara de Goiânia e na Assembleia, avaliam que o novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, vai assumir a prelazia num momento conturbado, por conta do escândalo envolvendo o padre Robson de Oliveira, afastado da reitoria do Santuário de Trindade, por conta de denúncia de desvio de dinheiro da Afipe. Além do pedido de prisão do religioso, feito pela Polícia Federal, o MP vai continuar com a investigação contra ele. No auge das denúncias, padre Robson temia que o agora aposentado Dom Washington Cruz fosse intimado pela polícia para depor sobre o caso. Não foi. Com o MP no encalço do ex-reitor, o desfecho é imprevisível, comentam os parlamentares ligados à Igreja Católica. 

Cidadania  

Em sessão solene prestigiada, o prefeito Rogério Cruz, ao receber título de cidadania goianiense junto com a primeira-dama Thelma Cruz, na Câmara de Vereadores, avisou que vai intensificar ainda mais o trabalho por Goiânia. A emoção tomou conta do evento. 

Continua após a publicidade

Teto aprovado  

Recém-chegado à base aliada, o ainda tucano Talles Barreto tentou emplacar teto de R$ 4 mil para isenção de contribuição previdenciário de 14,25% para servidores estaduais. Prevaleceu em R$ 3 mil, conforme projeto que o governador Ronaldo Caiado enviou à Alego.  

Pra 2022 

Repercutiu na Assembleia a pontuação do secretário estadual de Administração, Bruno D’Abadia, destoando do Governo sobre parcelamento do 13º do funcionalismo. O projeto foi sobrestado pelo líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB). 

Campanha 

Em nome da família de Iris Rezende, o vereador Clécio Alves pediu apoio dos colegas para aprovação de projeto que dá o nome do ex-prefeito ao aeroporto Santa Genoveva. E ainda citou que a santa é padroeira de Paris. 

Embate  

Argumentando ter garantia de que a representação contra Humberto Teófilo (PSL) não seria arquivada, Henrique Arantes (MDB) apresentou o documento. Presidente do Conselho de Ética, Gustavo Sebba (PSDB) já disse não haver quebra de decoro sobre debate em torno do ICMS dos combustíveis. 

Arminha  

Antes cotado para disputar o Senado por Goiás, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, agora impulsionado por Jair Bolsonaro como candidato a governador de São Paulo, usou prendedor de gravata em forma de arma em evento social em Brasília, para agradar ao chefe. 

Barrado 

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), vetou projeto aprovado pela Câmara Legislativa que muda nome da ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães, goiano de Itaberaí que desapareceu depois de ser preso pela ditadura militar. 

Sinal verde 

Depois de embate com a oposição, a Comissão Mista aprovou projeto que cria 240 cargos comissionados e abre mais dez vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça. A matéria vai agora ao plenário, na sessão de hoje. 

CURTAS 

– Em enquete no Twitter, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) se vê, juntamente com seu grupo político, acima de Caiado, Marconi, Gustavo Mendanha e Magda Mofatto, em 2022, com apoio de Jair Bolsonaro. Resultado previsível.