Coluna

‘Blocão’ PP e UB no Congresso fortalece Caiado nacionalmente

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de março de 2023

Conforme antecipado pela Xadrez no sábado (25), o Progressistas (antigo PP) e o União Brasil (UB) vão anunciar nesta semana, a formação de um ‘blocão’ no Congresso. A princípio seria uma fusão ou a federação das legendas, mas por questões regionais, a ideia não avançou. Em conversa com o presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE), “a federação iria comprometer alguns estados e seria muito difícil você formar esse quebra cabeça. Quanto a formalização de um bloco, é mais flexível. Pode estar juntos hoje e não amanhã com a vantagem de não comprometer alianças nos estados”. Bivar cita como exemplo Goiás, onde “temos o grande líder Ronaldo Caiado. Como a executiva nacional pode fazer alguma coisa que prejudique essa liderança?”, indaga Bivar. Entre as forças conservadoras de direita e centro-direita, o nome de Ronaldo Caiado encabeça lista de presidenciáveis em 2026. A partir dessa configuração de forças, mesmo com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira na articulação de apoio à manutenção do capital político de Jair Bolsonaro, o nome de Caiado tende a ganhar maior protagonismo dentro da direita. Conforme avalia o deputado federal, José Nelto (PP) o ‘blocão’ pode alcançar 117 deputados na Câmara. Ele vai além: “É óbvio que esta nova configuração terá reflexos políticos nos estados, principalmente em Goiás. UB e PP passam a ser dois atores que podem mudar o favoritismo de qualquer candidatura a prefeito em 2024”, avalia Nelto. Ele defende que a base de Caiado tenha candidatura própria e não descarta que o senador Vanderlan Cardoso (PSD) virá com força na disputa para prefeito de Goiânia.

Interlocução nacional de Baldy

O presidente do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy é uma das vozes mais respeitadas junto ao senador Ciro Nogueira e também um articulador nos bastidores do Congresso. Por conta desse conhecimento dos labirintos da burocracia e obstáculos políticos, terá papel importante na projeção nacional do governo de Ronaldo Caiado.

Continua após a publicidade

Quem se arrisca?

Já é quase consenso entre formadores de opinião e políticos, que o presidente Lula tem “falando muita bobagem”, mas ninguém tem coragem para dizer isto a ele. Segue o roteiro.

Cidadã goianiense

A primeira-dama de Goiás e coordenadora dos programas sociais do governo de Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado recebe título de cidadã goianiense nesta terça-feira (28). A proposta é do vereador Paulo Magalhães (PSD) em reconhecimento às várias ações “visando levar melhorias à população mais vulnerável do estado”, justifica.

UFG Ocidental

Senador Wilder Moraes (PL) “comeu poeira na questão da fura instalação da UFG de Cidade Ocidental. Desde 2013, ainda senador, foi o que mais batalhou para que Jataí, Catalão, Cidade Ocidental e Porangatu tivessem unidades da UFG. Conseguiu as de Jataí e Catalão, mas deixou a rubrica no orçamento para, no futuro, dar continuidade na instalação das duas que ficaram fora.

Esqueceram de mim

No sábado, lideranças políticas do PT e da região, bateram ponto em Cidade Ocidental para descerrar placa no terreno onde será instalada a sede da UFG de Cidade Ocidental, mas Wilder Moraes só foi citado pelo prefeito Fábio Correa (PP).

Túlio no ataque

Ex-candidato a prefeito de Águas Lindas, Marco Túlio ou como é mais conhecido, Túlio Santillo assumiu o papel de oposição ao prefeito Lucas Antonietti (Podemos). Ele e seu grupo tinham esperanças que o ex-prefeito Hildo do Candango (Republicanos) fosse candidato, mas declarou apoio ao antigo adversário.