Coluna

Bolsonaristas dividem votos entre candidatos ao Senado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de setembro de 2022

Candidato à reeleição para presidente e líder das pesquisas em Goiás, Jair Bolsonaro (PL), oficialmente, tem o ex-senador e pretendente a voltar ao posto, Wilder Morais (PL) como seu candidato. Só que não é bem assim. De fato, o bolsonarismo é forte no estado, no entanto, os cidadãos identificados com o presidente ainda não associaram o conceito do “estes são meus candidatos”. Em vídeo dirigido ao eleitor goiano, Bolsonaro conclama o eleitor a votar nos  aliados Major Vitor Hugo (governador) e Wilder (senador), mas devido a limitação do tempo, o eleitor bolsonarista ainda não foi tocado pela mensagem e tendem abraçar Alexandre Baldy (PP) e João Campos (Republicanos) como candidatos, afinal, ambos são da base de Bolsonaro. Embora tenha mostrado um bom crescimento na intenção de votos, conforme registrado nas últimas pesquisas, ainda não é o suficiente para desbancar Marconi Perillo (PSDB) da liderança. Assim, a divisão do voto conservador, que também apoia o Delegado Waldir (UB), tende a igualar todos em um mesmo patamar, ou seja, tirando votos um do outro. Na mesma equação política, tem a candidatura de Vilmar Rocha (PSD) que também ‘canibaliza’ votos dos candidatos caiadistas-bolsonaristas.

Desafios do agro

Em entrevista para o programa Face do Poder do canal O Hoje News do grupo O Hoje, o engenheiro agrônomo, professor executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ênio Fernandes disse que “teremos um universo desafiador em 2023, mas as decisões do Brasil em 2021 e 2022 vão amenizar essas turbulências”. Ênio também é comentarista do agro e garantiu que seja eleito Lula ou Bolsonaro, “devem ressaltar diuturnamente os benefícios que produzimos para o meio ambiente e o mundo”.

Continua após a publicidade

Canedo Meia Tarifa

A partir deste sábado (17), Senador Canedo passa a ser o primeiro município da região metropolitana de Goiânia a integrar o Bilhete Meia Tarifa ao custo de R$ 2,15 por passagem. O usuário poderá circular por até cinco quilômetros, sem fazer integrações dentro de terminais, pagando somente metade do valor da tarifa do serviço.

Mangão é Cambão

Prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) promoveu uma mega carreata em apoio à reeleição do deputado estadual, Wilder Cambão (PSD). “Nem é preciso pesquisas para aferir o tanto de votos que Novo Gama vai contribuir na vitória de Cambão”, comemorou.

Agenda Edward

Ex-reitor de Universidade Federal de Goiás (UFG) e candidato a deputado federal, Professor Edward Madureira (PT) adotou o tradicional corpo a corpo na abordagem ao cidadão. Focado nos bairros de Goiânia, ele faz panfletagem neste sábado (17), a partir das 7 horas no Bairro Feliz e Novo Mundo e Negrão de Lima.

Damares X Flávia Arruda

A ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) e a também ex-ministra de Jair Bolsonaro, Flávia Arruda (PL) estão pintadas para a guerra. Ambas disputam votos na mesma base do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) mas Flávia tem uma boa dianteira em relação a Damares. O problema está na troca de farpas em vídeo e declarações uma contra a outra. Promete emoções.

Vale caminhoneiro

Jair Bolsonaro está atento aos mimos para apoiadores históricos, caso dos caminhoneiros que reúne mais de 250 mil transportadores autônomos de carga. O governo avisa que o prazo para os que ainda não realizaram a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC, terão até dia 10 de outubro para completar o procedimento e receber o Benefício Caminhoneiro.