Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Bolsonaristas tendem a ignorar apoio de presidente a Vitor Hugo 

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 24 de março de 2022

Não é novidade que a maioria dos deputados da Alego são bolsonaristas. Com as diferenças entre o governador Ronaldo Caiado (UB) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no trato da pandemia, alguns romperam com o chefe do executivo estadual e o racha tem refletido nas decisões de qual palanque de governadoriável esse ou aquele deputado deve subir este ano. O aceno de apoio de Bolsonaro, em vídeo, ao deputado federal Vitor Hugo, a trupe de deputados estaduais, ainda crentes na reeleição do presidente, causa um certo desconforto. Enquanto Humberto Teófilo apoia indelevelmente o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (sem partido), Amauri Ribeiro (Patriota) continua indiscutivelmente caiadista. “Vitor Hugo vai passar vergonha. Vai perder”, prevê Ribeiro, acusando-o de ter colocado “gasolina” na ocasião da crise da relação entre Caiado e Bolsonaro. 

Nem a pau

O deputado Major Araújo (sem partido), por dentro dos bastidores do PL nas negociações pela filiação de Mendanha, defende qualquer nome, desde que “ganhe do Caiado”, diz o deputado, ferrenho crítico do governador. 

Continua após a publicidade

“Tem propostas”

Já Paulo Trabalho é otimista quanto ao apoio de Bolsonaro a Vitor Hugo que, para ele, “tem um perfil técnico”. Apoiaria o ex-líder do presidente na Câmara e até Mendanha. “Menos Caiado”, disse.

Não deu

Uma reunião que estava marcada para a manhã desta quinta-feira entre Vitor Hugo e o presidente Jair Bolsonaro que poderia resultar na filiação do deputado ao PL foi cancelada. 

Sobrevida de Célio…

A outrora estrela do PSDB no Entorno de Brasília, o deputado federal Célio Silveira desembarca no MDB de Daniel Vilela com um largo sorriso. O motivo? Ganhou sobrevida política em Luziânia e região com a desistência do presidente Alego, Lissauer Vieira em candidatar-se a deputado federal.

… e alívio para Sorgatto

Se Lissauer fosse concorrer à Câmara Federal, Célio não contaria com o apoio integral do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB). Ele tinha um acordo amarrado com Lissauer para apoiá-lo dividindo os votos de Luziânia entre os dois.

Pleito

Em discurso, o ex-governador Geraldo Alckmin, provável vice na chapa de Lula, fez uma fala em defesa do petista que, para ele, “vai reinserir o Brasil no mundo,alargar o desenvolvimento econômico e promover a inclusão social”. 

E…

Em entrevista, Lula foi taxativo em relação à composição de chapa com o ex-tucano. “Se for para trocar o vice, é bom o PT já procurar logo um novo candidato à Presidência”.

Livre, leve e solto…

Pré-candidato a deputado federal, o vereador Lucas Kitão está oficialmente sem partido. A decisão pela liberação do parlamentar, que foi eleito pelo PSL (hoje União Brasil), sem a perda do mandato, foi julgada pelo TRE na quarta-feira (23).

Curta

O parlamentar, por outro lado, não adiantou qual sigla deve se filiar e nem com quem tem conversado.