O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Bolsonaro antecipa eleição de 2026 antes de encerrar 2024

Anápolis conta com 262.660 eleitores registrados, Aparecida 345.367 e Goiânia 1.030.274

Bolsonaro
Ilustração: Takeshi Gondo

A passagem de Jair Bolsonaro por Goiás nesta terça-feira (24), em apoio aos candidatos do PL Márcio Corrêa (Anápolis), Fred Rodrigues (Goiânia) e Professor Alcides (Aparecida), além de serem aliados identificados com as pautas bolsonaristas, caso sejam eleitos, serão importantes ativos de votos em 2026. Anápolis conta com 262.660 eleitores registrados, Aparecida 345.367 e Goiânia 1.030.274. Caso o PL saia vitorioso em pelo menos duas delas, se credencia em 2026 a passar a régua nos adversários e lançar chapa batida para governador e senador. Afinal, é um ativo de 1.638.301 de votos dos 5.126.435 de eleitores no Estado.

É por conta deste capital político que o ex-presidente e líder nacional do PL marcou o território da direita em sua breve passagem em Goiás. Além disso, não poupou críticas ao candidato a prefeito de Goiânia da base caiadista, Sandro Mabel (União). Ele se referiu a Mabel como o “candidato das bolachinhas” e aliado do PT no passado. Também deu estocadas no governador Ronaldo Caiado (União) ao relembrar embates à época da Covid. Esta atitude atesta que Bolsonaro olha em outra direção quanto ao tema candidato a presidente da República, ou seja, Caiado está fora de seu campo de visão.

No entanto, o que despertou atenção foi o líder do PL ter encurtado a distância da corrida para o Governo de Goiás em 2026. Nem esperou a eleição para prefeitos e vereadores de 2024 terminar: escalou Wilder Morais para se posicionar na pista de 2026. O que naturalmente ocorreria no segundo semestre de 2025, foi antecipado: Wilder Morais “será nosso provável candidato a governador”. Assim, Daniel não está mais sozinho na pista de corrida ao Palácio das Esmeraldas.

‘Lives’ em apoio aos candidatos

Bolsonaro contou aos aliados que vai usar o mesmo modelo de lives que o elegeu presidente da República em 2018. Ele quer conversar diretamente com os internautas de cada Estado e dizer quem ele apoia para prefeito. No caso de Goiás, Bolsonaro pretende pedir votos para candidatos do partido no Estado.

Gleic precavido

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu os efeitos de uma condenação criminal contra o candidato a prefeito de Iporá, Danilo Gleic (PL). A decisão foi proferida no âmbito de uma Tutela Cautelar Antecedente apresentada pela defesa de Gleic, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, que busca impedir a sua inelegibilidade nas eleições municipais de 2024.

Boa notícia

O empresário e presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, um especialista nos movimentos econômicos da China, disse que a segunda maior economia do mundo vai injetar grandes recursos para reaquecer o desenvolvimento do País. “A notícia é muito boa para o Brasil e Goiás que, além de exportação de commodities, vai aquecer a construção civil e gerar empregos”.

Voto jovem

O portal do TRE de Goiás informa que mais de 1,8 milhão de jovens entre 16 e 17 anos estarão aptos a votar facultativamente no dia 6 de outubro, data do primeiro turno. Enquanto que na faixa de 18 a 24 anos, a soma alcança 18,3 milhões de votantes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também