Coluna

Bolsonaro, Baiocchi e Mabel unidos por mudanças na reforma

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de julho de 2023

No almoço informal e sem agenda prévia desta sexta-feira (21) em Goiânia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os presidentes da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, reafirmaram o compromisso de lutar por alterações no texto da reforma tributária. Além deles, o fiel escudeiro de Bolsonaro e ex-deputado federal Vitor Hugo também defende mudanças no texto em análise no Senado. Baiocchi disse à Xadrez que os empresários goianos e o governador Ronaldo Caiado estão empenhados a melhorar o texto no Senado. “Não somos contra a reforma. Queremos uma cobrança de tributos justa e equilibrada para o nosso segmento de serviços”, diz Baiocchi. Na mesma linha de propostas por alterações, Mabel se diz preocupado com o fim dos incentivos fiscais. “Caminhamos juntos com o governador Caiado na defesa da manutenção dos incentivos fiscais para que sejam prorrogados por mais tempo, caso contrário Goiás pode perder competividade com outros Estados industrializados, com sérias  consequências na geração de empregos”, pontua Mabel. A percepção dos empresários que participaram do almoço é que Bolsonaro e o PL vão centrar forças no Senado para alterar alguns artigos do texto da reforma que prejudicam Goiás.

Projeto Fieg-Sesi educação

Outro tema abordado com Sandro Mabel é o projeto educacional desenvolvido pela Fieg em parceria com escolas públicas em vários municípios goianos. “Este projeto é uma contribuição do setor produtivo ligado à indústria, qualificando mão de obra para um mundo cada vez mais tecnológico.”

Continua após a publicidade

R$ 1 bi em educação

Para atender as demandas crescentes das empresas e apostando no desenvolvimento econômico do País e Goiás, a Fieg deve investir até 2026 R$ 1 bilhão em educação para o futuro, visando melhor atender as demandas das empresas, sobretudo em qualificação profissional voltada para a Indústria 4.0.

Márcio Corrêa

O suplente de deputado federal e empresário Márcio Corrêa (MDB) acha muito difícil uma aliança com o PP de Roberto Naves em Anápolis. Diante das divergências, articula alianças com outras legendas para viabilizar seu projeto de candidatura para prefeito em 2024.

Vice do Entorno

Especulações sobre o vice de Daniel Vilela (MDB) em 2026 apontam para o Entorno do DF. Se a eleição fosse hoje, o nome mais ventilado por lideranças é do prefeito de Valparaíso e presidente da Amab, Pábio Mossoró. A conferir.

De volta ao passado

O ministro do Trabalho e Emprego (TEM), Luiz Marinho, prepara projeto de lei a ser enviado ao Congresso revisando pontos da reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer em 2017. “A reforma que o Temer fez é devastadora do ponto de vista dos direitos.”

Será que passa?

Resta saber se os congressistas e empresários vão embarcar na nave petista “De Volta ao Passado”. Pelas últimas reações do Congresso em relação a mudanças em projetos aprovados no passado, não será fácil. (Especial para O Hoje)