O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Bolsonaro continua “dono da bola (votos)”, mas, até quando?

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 12 de maio de 2025
Bolsonaro
Takeshi Gondo - Ilustrador

Inelegível, possivelmente preso, mas “dono da bola” que, se não o escalarem para a partida, segura o início do jogo. Jair Bolsonaro (PL) quer ter o controle da direita e centro-direita e, de certa maneira, ‘escolher’ quem terá seu apoio na corrida presidencial. A opinião pública mais esclarecida sabe disso desde a derrota para Lula em 2022, mas Bolsonaro acredita que pode mudar esse quadro e continua a mobilizar os devotos. Ele sabe que seu eleitorado é orgânico, em que pese ter minguado, continua o mais popular do país. A pergunta que o meio político faz é: até quando ele vai manter essa estratégia?

Paralelamente, o único pré-candidato a presidente da República da direita, Ronaldo Caiado, da federação União Brasil e Progressistas (UP), tenta se equilibrar em meio a incertezas com o apoio de Bolsonaro. Caiado tem sido um hábil contorcionista para não melindrar bolsonaristas, isto porque, além dele, os também governadores, Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR) e a incógnita, Tarcísio de Freitas (REP-SP), estão no aguardo de um aceno para entrar em campo.

No editorial do jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo (11), cita uma alternativa sugerida pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) que, mesmo arriscado, pode isolar Bolsonaro. “O ex-presidente trabalha para unir os cinco governadores que já manifestaram ambições presidenciais em torno de um projeto único, que funcione como alternativa à polarização. (…) Batizada de Movimento Brasil, a iniciativa busca redefinir a direita brasileira num cenário sem o seu maior líder, hoje inelegível e a caminho de ser julgado e possivelmente preso”.

Candidato único no campo da direita

Em entrevista no Canal Livre, da TV Cultura, gravada na sexta-feira (9) e que foi ao ar neste domingo (11), o ex-presidente Michel Temer (MDB), disse que, “nas conversas que eu tive com alguns governadores, eles estão muito dispostos a uma coisa dessa [candidatura única da direita] natureza. Se saírem cinco candidatos deste lado e um único candidato do outro lado, é claro que o candidato do outro lado vai ter uma vantagem extraordinária”, pontuou.

Nova etapa

No decorrer da semana passada, o deputado federal, Aécio Neves (PSDB-MG), concedeu várias entrevistas que reafirmam uma nova etapa ao lado do Podemos. Vamos construir, na próxima janela eleitoral, uma das maiores bancadas parlamentares do país. Uma alternativa de verdade aos dois extremos que paralisam o Brasil”.

Na contramão

A fala de Aécio Neves, um dos principais negociadores da fusão Podemos+PSDB, não coincide com a do deputado federal, Glaustin da Fokus. Ele tem ocupado espaço na mídia para dizer que a federação não sai e que em Goiás, “nada vai mudar”. A conferir.

Marconi

Por falar no PSDB, o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo está em Portugal com a família e disse que retorna a Goiás, nesta sexta-feira (16). “Tem lido e ouvido críticas dos atuais donos do poder sobre mim, mas eles estão demasiadamente preocupados comigo. Será por quê”?

Só conversas

De acordo com lideranças do PP no Entorno de Brasília, por enquanto, o possível embarque de Alexandre Baldy no Republicanos é só conversas paralelas. “O Baldy tem bom trânsito político na esquerda, direita e com lideranças de centro, por isso muitos partidos o querem”, diz o aliado, deputado federal, Adriano Avelar.

Nova frota

A tão sonhada remoção da frota de ônibus que serve o transporte de massa em Valparaíso, começa a ser renovada, informa o prefeito Marcos Vinícius (MDB). “É um trabalho feito em parcerias públicas com a prefeitura e empresarial, mesmo em um momento de escassez de recursos, as melhorias vão acontecer”, disse à coluna.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.