Coluna

Bolsonaro e Lula ajudam, mas não são determinantes na vitória

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de junho de 2024

É senso comum que o apoio de lideranças nacionais a candidatos espalhados pelo país, não é fator determinante para alguém vencer uma disputa eleitoral. No entanto, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República, ele passou a ser o principal aliado para quem deseja conquistar uma vaga de prefeito e até mesmo de vereador nesta eleição de 2024. Em passado recente, o presidente Lula “elegia até poste”, dado a grande influência exercida junto ao eleitorado, principalmente de baixa renda. Embora mantenha um bom capital político, sua cotação de influenciador anda em baixa. Mesmo assim, muitos pré-candidatos querem seu apoio para prefeito. Para entender se realmente presidente da República ou ex são influenciadores como a mídia tem alardeado, a Xadrez conversou com o Doutor em Ciências Sociais, Alberto Carlos Almeida, autor do best-seller ‘A Cabeça do Brasileiro’, entre outros livros. Diz ele: “O apoio de Lula ou de Bolsonaro, um atual e outro ex-presidente, pode ajudar um candidato desconhecido que está no início da corrida eleitoral – no caso para prefeito – ser mais conhecido”, pontua Alberto. Ele alerta que, se esse candidato tem baixa intenção eleitoral e vai para “10, 15 ou 20 pontos”, não significa que ele vai vencer a eleição. Digo isso baseado em pesquisas que tenho feito para esta eleição municipal”. Alberto sinaliza que o cidadão-eleitor percebeu que a vinda de um ex ou atual presidente para apoiar candidatos aliados, “não fica na cidade para acompanhar o dia a dia da administração eleita”. Esse papel é do prefeito porque o presidente ou ex vão estar distantes dos problemas locais. O eleitor tem esse discernimento”.

Vilmar firme com ou sem Mendanha

Em reunião com executivos do município e vereadores aliados, nesta quinta-feira (13), o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (UB) reiterou a importância do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) no apoio a sua reeleição, mas se ele tomar outro caminho, vai seguir firme em busca da vitória para manter-se mais quatro anos à frente do município de Aparecida.

Continua após a publicidade

Encontro do UB

Vimar Mariano aproveitou a reunião para reforçar o pedido de mobilização dos apoiadores de sua reeleição, participarem do encontro nacional do UB, neste sábado (15), no Atlanta Music Hall, a partir das 8h30. Além do governador, presidente nacional do UB, Antônio Rueda, Antonio Rueda, ACM Neto, presidente da Alego, Bruno Peixoto e vários líderes estaduais e federais.

Prevenção climática

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) determinou à Amma a criação de um comitê para elaboração de estudos focados na mitigação de eventos climáticos. A ideia é evitar situações semelhantes à ocorrida no Rio Grande do Sul onde as enchentes ceifaram a vida de 160 pessoas e devastaram mais de 90% dos municípios.

“Não procede”

O prefeito de Jataí e pré-candidato à reeleição, Humberto Machado (MDB) fez um reparo na nota da Xadrez desta quinta-feira (13) em que ele teria perdido apoio do agro. “Essa nota que o agro não me apoia não procede, é só barulho de campanha política, as grandes lideranças desse segmento mantêm contato diário comigo”, diz Humberto.

Bem avaliado
Humberto Machado acrescenta que “só este ano vamos pavimentar 60 quilômetros de km de estradas municipais, além disso, nossa gestão está bem e várias frentes de obras em todas as regiões da cidade”. Dá uma estocada sobre a ida de Jair Bolsonaro em Jataí: “Experiência administrativa e influência política julgam muito e isso nós temos de sobra”.