Coluna

Bolsonaro lista Marconi e Waldir como adversários em Goiás

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 12 de agosto de 2022

No café da manhã no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (11) com os candidatos ao Senado e a Governador de partidos aliados, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu o tom em quem ele vai apoiar em Goiás. Sua preferência é para os candidatos ao Senado, Alexandre Baldy (Progressistas), João Campos (Republicanos) e Wilder Morais (PL). Além do candidato a governador do PL e homem de confiança, Vitor Hugo. O presidente também listou como adversários, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o deputado federal e candidato avulso ao Senado, Delegado Waldir (União Brasil) como seus “inimigos em Goiás”. Em se tratando de política, soa normal este tipo de estocada, mas Jair Bolsonaro leva ao pé da letra a frase. Significa que vai trabalhar para que os aliados terão seu pedido de votos, bom para Alexandre Baldy que pode sair em vantagem sobre Delegado Waldir. Bolsonaro é influente entre os conservadores, principalmente das forças de segurança no estado, assim, tende a caminhar com as preferências políticas do presidente. Baldy, João Campos e Wilder Morais saem ganhando, sem contar Vitor Hugo, o abre palanque para o presidente.

“Nem pintado de ouro”

A Xadrez confirmou com uma fonte do PL do Distrito Federal que estava ao lado do presidente quando ele disse que tem “dois inimigos em Goiás: o Perillo do PT e o Delegado Waldir”. Sobra Marconi foi mais além e que não quer ver “nem pintado de ouro”. Quanto ao Delegado Waldir, o presidente teria dito que “Goiás não precisa de mais um [Jorge] Kajuru no Senado”.

Continua após a publicidade

Caiado e Ibaneis

Dois personagens trabalharam desde o ano passado para unir o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB): prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB) e de Novo Gama, Carlinhos do mangão (PL). Pábio usou a condição de emedebista para fazer a ‘ponte política’ e Mangão, muito próximo da deputada federal, Flávia Arruda, também do PL ampliando o diálogo entre os dois. Bom para Brasília, melhor para Goiás e o Entorno.

Arruda, a ponte

Desde os primeiros movimentos de Ronaldo Caiado rumo à reeleição, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL) havia se comprometido a apoiar Caiado. Ele trabalhou muito para a construção de um projeto comum entre Goiás/Entorno e o Distrito Federal, tanto que sua mulher Flávia quando estava ministra-Chefe da Casa Civil, manteve constante diálogo com os prefeitos da região e Caiado.

Novo endereço

O governo de Ronaldo Caiado (UB) fez uma grande mudança estrutural na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, tanto em gestão e agora em obra física. Com investimentos na ordem de R$ 40 milhões na reforma e ampliação da segunda, mais três novos prédios serão acrescidos. Enquanto as obras estão sendo tocadas, a nova escola está em endereço provisório na rua 18, no Centro. Viva a cultura!

Aleandra, quase vice

Por pouco a ex-primeira-dama de Águas Lindas, Aleandra Souza (PTB) seria a tão sonhada vice do Entorno do Distrito Federal como era desejo de Gustavo Mendanha (Patriota). Ela chegou a ser convidada, mas o PTB está na base de Ronaldo Caiado e, claro, foi vetada uma aliança. Aleandra é vista por aliados de Hildo do Candango (Republicanos) como a “Michelle Obama de Águas Lindas” devido seu carisma e trabalho social.

PSD aposta em Kitão

O vereador Lucas Kitão (PSD) é uma das apostas da sigla para a Câmara dos Deputados. Ele tem como cartão de visita a sua atuação como vereador durante os cinco anos e meio de mandato. Entre suas ações, a atualização do 5G, contra o aumento do IPTU, do Sitpass e contra os conchavos da política.