Coluna

Bolsonaro reforça PL e testa força da direita em Goiás

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 30 de outubro de 2023

A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Goiânia para o 1° Congresso Harpia Brasil e o lançamento oficial da pré-candidatura a prefeito de Aparecida do deputado federal Professor Alcides serviu para testar a força da direita e o bolsonarismo em Goiânia. Além disso, reforçar o protagonismo do PL na eleição municipal de 2024. De acordo com o presidente regional da legenda no Estado, senador Wilder Morais, as aparições públicas de Bolsonaro atestam a força da liderança política dele, não só em Goiás, mas, sobretudo, no País. “Acompanhei ele em café da manhã numa padaria e em duas feiras populares: a do Jardim América e Hippie. Foi uma loucura, tanta gente querendo tirar fotos ao lado dele. Não tem como ignorar uma liderança desta”, atesta Wilder. O senador vai além e acrescenta que “Bolsonaro conseguiu aglutinar sob seu nome uma força popular que ultrapassa vultos históricos da política brasileira e Goiás é um exemplo desta liderança”. Não é à toa que o governador Ronaldo Caiado (UB) busca uma aliança com o PL para reforçar sua pré-candidatura a presidente da República em 2026. Para o presidente do Instituto Harpia Brasil, ex-deputado federal Vitor Hugo, “a vinda de Bolsonaro a Goiânia reforça a intenção do PL e de toda a direita na conquista do maior número de prefeitos e vereadores em Goiás e no Brasil”. “Mostra também a determinação dele [Bolsonaro] de contribuir para alcançar essa meta.”

“Apoio importante ao Harpia Brasil”

Vitor Hugo disse que, ao comparecer ao 1º Congresso do Instituto Harpia Brasil, Bolsonaro consolidou mais uma voz da direita na formação de líderes. “Além de presidente vitalício, Bolsonaro mostra que o PL é o único partido de oposição no País.” Quanto ao congresso Harpia, “foi um verdadeiro sucesso, com palestrantes de alto nível, como ex-ministros de Estado, deputados, senadores, especialistas e professores universitários”. De acordo com Vitor Hugo, compareceram mais de 600 pessoas e também pela internet.

Continua após a publicidade

Fim da reeleição

Esta é a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas não é novidade. Volta e meia o assunto entra em discussão e logo o assunto cai no esquecimento. Mas, desta vez, Pacheco argumenta que reduziria os gastos com o fundo eleitoral que as excelências do Congresso querem aumentar para R$ 5 bilhões este ano.

Proposta de PO

Em 2005, o então senador do PFL, empresário de Brasília, Paulo Octavio – hoje presidente do PSD-DF –, defendeu da tribuna a aprovação de emenda constitucional de sua iniciativa de coincidir os períodos de duração de todos os cargos eletivos, fixando o mandato em cinco anos sem direito à reeleição. (Fonte: Senado)

“Querem tirar os…

O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB), sai em defesa do maior evento de Goiás ligado às tradições brasileiras: o Encontro de Muladeiros de Iporá. “Tem um grupo que perdeu a eleição para a Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amogo) e, como vingança, querem levar o evento para Goiânia”, protesta Naçoitan.

… muladeiros de Iporá”

A atual diretoria faz um ótimo trabalho e pode contar comigo para o 16º Encontro Nacional de Muladeiros em janeiro de 2024 em Iporá. Os que querem o bem de Iporá e dos Muladeiros defendem manter o evento na nossa cidade, que já é uma tradição em Goiás”, registra Naçoitan. (Especial para O Hoje)