Coluna

Briga interna no PP e PSL gera insatisfação de prefeitos

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 05 de julho de 2021

A instabilidade no Progressistas e no PSL, por conta de disputas internas pelo controle do partido, tem provocado insatisfação de prefeitos desses dois partidos, por conta do cenário eleitoral de 2022. No PP, o presidente Alexandre Baldy trava disputa com o deputado federal Professor Alcides, e no PSL, o ringue está montado para os deputados federais Delegado Waldir, que comanda a sigla, e Major Vitor Hugo. Os chefes de Executivos municipais com quem a coluna conversou querem saber de que lado estarão seus respectivos partidos, nas eleições do ano que vem, se ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM) ou com a oposição. Tanto Baldy quanto Waldir estão com as relações políticas cortadas com o democrata. 

Lados opostos 

Nas eleições de 2018, o PP caminhou com Daniel Vilela (MDB), enquanto o PSL fez parte da coligação encabeçada por Caiado.  

Continua após a publicidade

Na mira 

Enquanto uns definham, como o PSDB, o PSD ganha musculatura política para 2022, depois da aquisição do passe de Henrique Meirelles, que agora mira o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), e o deputado federal tucano Célio Silveira.   

Judicializar  

Contrário à PEC do Teto de Gastos do Governo, aprovada pela Alego, o deputado Karlos Cabral (PDT) diz que acionar a Justiça contra a matéria que estende o prazo em vigor para 2031. 

Cidadania  

Sob a justificativa de que Milton Ribeiro teve papel fundamental na transformação da Unievangélica de Anápolis em Universidade, o deputado Coronel Adailton (PP) decidiu condecorar o ministro da Educação com o título de cidadão goiano. Ele é o terceiro a ocupar o posto na gestão de Bolsonaro. 

Diligência  

O posicionamento da Superintendência dos Direitos Humanos do Estado e a OAB-Goiás será considerado no relatório do projeto de Cairo Salim (Pros) que proíbe acesso a banheiros em órgãos públicos de pessoa de sexo diferente do gênero indicado no local. 

Vai depender  

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, aprova na Alego, diz que no período de 12 meses, a relação entre despesas e receita foi superior a 95%, é facultado aos poderes e órgãos autônomos aplicar mecanismo de ajuste fiscal de vedação a aumento salarial. 

Deficitárias 

Assim como neste ano, continuam dependendo de recursos do Tesouro para funcionamento, para 2022, a Metrobus, Agehab, Iquego e a Goiás Telecomunicações. Está na LDO aprovada pelos deputados. 

Contra armas 

Projeto do vereador Ronilson Reis (Podemos), que proíbe porte e posse de armas na Câmara de Goiânia, sofre resistência de ao menos dois colegas: Cabo Senna (Patriota) e Sargento Novandir (Republicanos). 

CURTAS 

– Ronaldo Caiado faz hoje a entrega de 210 ônibus rurais escolares, para 125 municípios no Estado, de emendas da bancada federal de Goiás. 

– Primeira-dama Thelma Cruz comemorou ontem aniversário participando da ação ‘Semeando na sua Moradia’, no Conjunto Vera Cruz.