Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Bruno Peixoto sabe ouvir Caiado, mas não escutar

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de outubro de 2023

O conceito de ouvir é o processo mecânico da audição que, mesmo que não preste atenção, o som é captado. No entanto, muitas vezes o cérebro não grava. Enquanto ‘escutar’ é uma ação que depende da vontade em prestar atenção nas palavras do interlocutor ou no barulho que chega aos ouvidos. Essa capacidade do ser humano em ouvir e escutar ao mesmo tempo foi transportada para a política e seus agentes. Um personagem que exercita esses dois conceitos com habilidade é o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB). Cidadão amável, prestativo, mas o destaque de suas qualidades é o de ouvir sem escutar, ou seja, só assimila o que é de seu interesse. Essa ‘virtude’ política, de certa forma, tem, até agora, ajudado na conquista de seus objetivos. Foi assim na conquista antecipada da eleição para Presidência da Mesa Diretora da Alego. Tramou nos bastidores o tempo todo e ignorou, solenemente, o que o presidente de seu partido, União Brasil, Ronaldo Caiado, havia recomendado: só iniciar discussões sobre a Presidência da Alego após sua cirurgia em São Paulo. Bruno ouviu, mas não escutou. Foi em frente e agasalhou todos os deputados e alguns ex na estrutura da Alego. Eleito e posteriormente reeleito por WO, não deu muita atenção ao líder. Agora, novamente o presidente da Alego usa a mesma fórmula para ser ungido pré-candidato a prefeito da base de Caiado e Daniel. Pelas suas contas, os dois líderes não têm saída: é ele ou ele. Parece o personagem de desenho animado dos anos 1990, He-Man, incorporado em Bruno. Só falta o ‘Esqueleto’, vilão que azucrina a vida do herói de Grayskull, que sempre bradava: “Eu tenho a força!”.

Carros elétricos dos chineses

Os chineses estão chegando, mas na Bahia. E trazem na bagagem a fábrica da BYD, a gigante chinesa dos carros elétricos. O presidente do PP de Goiás, Alexandre Baldy, é o consultor da empresa no Brasil.

Continua após a publicidade

Não é bem assim

O governo brasileiro não vai apostar tudo em carros elétricos e sim nos movidos a biocombustíveis híbridos. Além do subsídio, se vira uma febre, acaba por faltar energia e logística de abastecimento. A conferir.

Daniel municipalista

Nesta terça-feira (10), o vice-governador Daniel Vilela cumpriu mais uma agenda ao lado de Ronaldo Caiado, desta vez foi em Luziânia, no Entorno Sul de Brasília. Municipalista como o pai, Daniel ressaltou investimentos nos 246 municípios goianos, principalmente no Entorno.

Proteção social

“Os investimentos direcionados aos programas sociais, à segurança pública e à saúde são os melhores exemplos de como o governo Caiado valoriza os municípios.” Foram entregues cartões da rede de proteção social aos beneficiários do “Mãe de Goiás” e “Dignidade”.

Goiás premiado

Três profissionais da área de educação e artes foram premiados pelo Ministério da Cultura e vão participar do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBr-2023), em Belém do Pará, entre os dias 8 e 12 de novembro. Todas despesas serão pagas pelo Governo Federal.

Negócios culturais

O MICBr é um megaevento de negócios que reúne empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. Dos professores premiados, dois são da Escola de Artes Basileu França, Juliano Silvestre e a professora de Circo, Lua Barreto, e da Escola do Futuro, Lucas Andrade. (Especial para O Hoje)