Coluna

Bruno Peixoto torna a Alego mais acessível e pluralista

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de março de 2023

A sabedoria política muitas vezes supera as teorias acadêmicas, tão ao gosto dos construtores de narrativas e palavras chaves que tocam corações e mentes. Mas, quando se mergulha no universo do mundo real, ou seja, na arena do debate nos legislativos, seja municipal, estadual ou no Congresso, a verdadeira essência do conjunto da sociedade brasileira se materializa. Lobos e cordeiros convivem um de olho no outro e os donos dos votos, à espreita, prontos para sacrificar ambos nas urnas. É tipo olho no olho e quem piscar perde, caso não saiba conviver entre os interesses paroquiais e os de Estado. O presidente da Alego desta 20ª legislatura, Bruno Peixoto (UB) não quer correr riscos e aprendeu durante o período em que foi líder do governo de Ronaldo Caiado (UB) que, os lobos e cordeiros no legislativo, são também predadores na cadeia alimentar da política. Por isso, ele começou sua gestão política e administrativa sendo o mais plural possível na acomodação de pensamentos diferentes, tendo como meta, um parlamento democrático e acessível à todos os segmentos da sociedade. Pode parecer cedo para avaliar sua estreia como presidente da Alego, mas pelo alarido de pessoas nos corredores do Palácio Maguito Vilela, pode-se dizer que ele quer um legislativo para os deputados e seus eleitores. Esta constatação a coluna Xadrez teve nesta quinta-feira (2) ao observar gabinetes dos deputados cheios e corredores quase intransitável. Pela agenda de Bruno com dezenas de audiência em grupos e individuais para serem atendidas, fica evidente que o ritmo de trabalho será intenso.

Cambão, o mais procurado

Entre os deputados, o líder do governo de Goiás na Alego, Wilde Cambão (PSD), depois de Bruno Peixoto é o mais procurado por lideranças, principalmente prefeitos das mais variadas siglas. De acordo com sua assessoria, ele raramente almoça devido a falta de tempo. Além de sua região, o Entorno, Cambão busca se informar de tudo que ocorre no estado, principalmente as ações administrativas do governo de Ronaldo Caiado. Soma-se as demandas, a atenção que ele dá aos colegas, seja aliado ou não do governo. Haja fôlego!

Continua após a publicidade

Sebrae-Go parceiro

Na quarta-feira (1º/3), o Sebrae Goiás e a Fieg divulgaram pesquisa que mostra a escassez de mão de obra na construção civil. O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diz que o “importante é que passamos a ter clareza de como está contextualizada a movimentação da ocupação da mão de obra na construção civil e o trabalho que o Sebrae e o Sistema Fieg farão daqui para frente”.

Lêda contesta…

A deputada federal Lêda Borges (PSDB) disse à coluna que a nota “Pede para Sair”, publicada na edição desta quinta-feira (2), não corresponde com a verdade. “Em momento alguns falei com o vereador Wallison Lacerda e sim com o pai dele, do qual tenho uma relação de amizade há anos sobre o constrangimento partidário em que o vereador submete o PSDB.  Ao comparecer em um evento de outro partido e ainda usar o boton. Não pedi sua expulsão e sim, sugeri que ele saísse dando garantias que manteria seu mandato”.

…aumento do IPTU

Lêda acrescenta que o vereador Wallison não vota a favor da população como afirma, mas sim contra ao “contribuir para aprovar o IPTU de Valparaíso com quase 100% de aumento”.

Homenagem a Dona Iris
O deputado estadual Gugu Nader (Agir) apresentou um projeto de lei que acrescenta o nome Dona Iris à Casa do Idoso. A minuta do projeto já estava pronta, mas o parlamentar esperou conversar com a família de Dona Íris, que autorizou a apresentação da homenagem, segundo o parlamentar.