Coluna

Bruno tem aval de Caiado ou é candidato dele mesmo?

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 01 de dezembro de 2022

À medida que o ano de 2022 começa a dar os últimos suspiros e 2023 bate à porta, uma nova eleição toma forma e assanha o apetite pelo poder de muitos deputados. Trata-se da disputa pela presidência da Alego que, a partir de fevereiro, quando efetivamente começa a nova legislatura e, por consequente, um novo presidente da Mesa Diretora do legislativo estadual. É um cargo importante que pode tornar a vida do governador mais branda ou espinhosa. Por isso, a corrida por este naco de poder, começou a tomar forma bem antes do resultado das urnas com dois nomes mais lembrados: Álvaro Guimarães –  que não conseguiu se reeleger – e o de Bruno Peixoto, os dois do União Brasil, legenda do governador Ronaldo Caiado. Assim que terminou a apuração das urnas, o fiel líder do governo na Alego, Bruno Peixoto saiu munido com um capital político na pasta recheada com 73.692 votos. A estratégia foi procurar colegas eleitos e dizer que suas pretensões esra disputar o cargo de Lissauer (PSD). Assim, ele tem cumprido o roteiro, sempre utilizando como escudo, o fato de ser “o candidato natural de Caiado”. Não é bem assim. O governador pediu logo que soube da movimentação, discrição na disputa. Alguns pretendentes, recuaram, mas Bruno não. A pergunta que fica é: Bruno é candidato de Caiado ou dele mesmo?

Deputados sorriem, mas não piam

Embora seja intensa a movimentação de Bruno, incluindo notas nos portais e os formadores de opinião citarem seu nome, até o momento, nenhum deputado se dispôs a declarar publicamente que vota nele. Nos bastidores, alguns auxiliares do governador dizem que seria justo o governador apoiá-lo, mas Caiado, pelo menos publicamente, permanece mudo. A conferir.

Continua após a publicidade

Chiquinho operador…

Deputado Francisco de Oliveira (MDB) é reconhecidamente um bom articulador nos bastidores e tem feito um bom trabalho na arte da conversa. Ele é o maior cabo eleitoral junto aos deputados que irão escolher o novo presidente da Alego, mas exagera, segundo fontes da coluna, nas promessas de cargos que não possui.

… sem mandato

Chiquinho não conseguiu se reeleger ficando novamente na suplência de deputado, por conta desse detalhe, precisa se ajeitar em uma das diretorias ou secretarias importantes da estrutura da Casa, afinal, não quer ficar longe do poder.

Cidadão goiano

Em sessão solene na noite desta quarta-feira (30), o prefeito de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos, conhecido politicamente como Carlinhos do Mangão (PL), foi agraciado com o título de ‘Cidadania Goiana’ e também homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico. A iniciativa foi da deputa estadual e eleita federal, Lêda Borges (PSDB). Mangão é um dos prefeitos mais na região do Entorno de Brasília e também pela população novogamense.

Juros nas nuvens

Pobre classe média, maior usuária do crédito rotativo. A média dos juros em outubro foi de 399,5%, maior taxa desde agosto de 2017, quando esteve em 428%. Os dados são do Boletim de Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas pelo Banco Central.

Inflação? Ora bolas!

Pelo andar das conversas dos petistas com assento próximo ao presidente Lula, mesmo com convulsões internas, o ímpeto é gastar o que não tem. A esquerda gosta de gastar o que não têm e isto assusta empresas e fomentam a inflação. Que o diga a vizinha Argentina que deve fechar o ano perto de 100% de inflação.