Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Cada um por si e todos contra Marconi na corrida ao Senado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de setembro de 2022

A partir desta quinta-feira (22) começa a contagem regressiva para a corrida às urnas. Nestes 10 dias que faltam para o cidadão-eleitor depositar seu voto em quem vai representá-lo no legislativo estadual, Congresso, governador e presidente da República, o que mais atormenta os candidatos é a expectativa. Mais do que vencer uma disputa eleitoral, é preciso se posicionar como protagonista da próxima eleição em 2024, quando os atuais prefeitos que terão mandatos encerrados nesse ano, necessitam consolidar seu grupo elegendo mais vereadores e um aliado para seu lugar. É neste contexto que o movimento para focar em um nome para o Senado dentre os três da base caiadista trabalha. Como as bênçãos de Ronaldo Caiado (UB) não focou em nenhum deles, o caminho é centrar em quem melhor se encontra nas pesquisas que, por enquanto, é o Delegado Waldir (UB). Os aliados, principalmente o prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB), encabeça o movimento. Haroldo vê no Delegado Waldir a chance de derrotar o líder das pesquisas, Marconi Perillo (PSDB), mas o que fazer com Vilmar Rocha (PSD) e Alexandre Baldy (PP)? Não será fácil Baldy e Vilmar desistires e apoiar Waldir depois de tantos gastos e esforços. “É melhor perder lutando do que fugir do julgamento do eleitor”, como sempre diz os políticos. Assim, é cada um por si e todos contra Marconi até as urnas.

Braço político do MDB

A FGM é um ‘braço’ político do MDB, portanto faz sentido tirar Marconi do caminho de Daniel Vilela em 2026, quando – sendo eleito –, ambos vão lutar pela vaga de Ronaldo Caiado. Nesse caso, derrotar Marconi agora significa impedir seus movimentos para ampliar o número de prefeituras em 2024 e chegar em 2026 robusto. Diante deste quadro nada favorável aos candidatos a senador da base caiadista, só resta focar em um nome que que tenha chances de vencer o tucano.

Continua após a publicidade

PSDB desmente

O PSDB Goiás desmentiu, por meio de nota, o deputado federal André Janones (Avante-MG) que no Twitter, disse que o PSDB goiano declarou apoio à candidatura de Lula para presidência. “Ao contrário do postado pelo deputado federal André Janones no Twitter, o PSDB de Goiás não declarou apoio ao candidato Lula à presidência da Repúblical”. 

João Campos

Sem crescer na intenção de votos e abandonado pelo seu partido Republicanos, João Campos dificilmente sairá desta eleição fortalecido. Sem mandato e sem uma base política robusta, deve perder o comando do partido em Goiás para o grupo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Só resta torcer para Jair Bolsonaro (PL) ser reeleito e ganhar espaço no Governo Federal.

Bombeiro de Iporá

Se as pesquisas confirmarem o favoritismo de Ronaldo Caiado (UB) e ele vencer no primeiro turno, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB) será agraciado com a “medalha bombeiro político’. Ele atuou como protagonista para hastear a bandeira branca entre Caiado e Marconi Perillo. Ambos ganharam votos e faz uma campanha de alto nível de civilidade democrática.

Campanha franciscana

O grupo político do ex-vereador Elvis Santos (SD) que apoia os candidatos Claudio Meirelles (PL) para estadual e Delegado Rafael Pareja (SD) para federal, tem feito um trabalho orgânico, com poucos cabos eleitorais mas eficiente. “É uma campanha modesta, franciscana em termos de recursos financeiros, mas abraçado à causa de quem tem compromisso com a cidade e a Região Metropolitana de Brasília”, garante Elvis.