Coluna

Caiado abre alas em busca de perdas do ICMS nos estados

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de fevereiro de 2023

Um dos primeiros governadores a externar publicamente a insatisfação pela perda de receitas provocadas pelo corte no ICMS dos combustíveis e energia, foi o de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência jda República, Caiado disse que Goiás iria buscar compensação pelas perdas. Ele está seguindo sua agenda em busca de uma solução, tanto para Goiás quanto para os demais estados, Seu périplo com os presidentes do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD) e, na sequência, com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), sintetiza bem a determinação de Caiado em ressarcir as perdas de Goiás. O governador Caiado foi acompanhado de sua fiel escudeira econômica e secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt. A questão agora está no Ministério da Fazenda que vai estudar uma fómula de compensação aos estados. Governadores calculam que já perderam mais de R$ 45 bilhões entre agosto e dezembro de 2022.

Marconi, poço de mágoas

Fontes ligadas ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB) garantem que ele está magoado com o presidente nacional dos tucanos e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Dizem que Marconi recebeu um não de Eduardo Leite ao pedir vaga na executiva nacional do PSDB. Ele pensa em deixar a legenda, segundo a fonte. A conferir.

Continua após a publicidade

Katia aplaude

A vereadora Kátia Maria e presidente do Partido dos Trabalhadores em Goiás, comemorou o relançamento do Programa Minha Casa Minha Vida, pelo Presidente Lula. Ela participou da entrega das chaves de 900 apartamentos do Condomínio Habitacional Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia.

Daniel e Vilmarzinho

Não passou despercebida por Katia Maria e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) ao lado do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas). O gesto mostra que Vilnarzinho está cada vez mais próximo de Daniel e longe de Gustavo Mendanha.

Fortaleza isolado

A aproximação lenta e gradual de Vilmar Mariano ao grupo de Daniel Vilela, coloca o presidente da Câmara de Vereadores, André Fortaleza (MDB) numa sinuca de bico: Segue a vida sendo uma pedra no sapato de Vilmar Mariano ou sai do MDB.

Quinto constitucional

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Goiás, deliberou na segunda-feira (13), em sessão do Conselho Seccional, a resolução que prevê preenchimento das 12ª, 13ª e 16ª vagas de desembargadores do TJGO.

Três listas

Na sessão ficou decidido que será realizada uma única sessão para provimento das vagas. O Conselho vai escolher oito nomes para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional da advocacia em cada lista. Serão três listas com os nomes que vão ser encaminhadas ao TJGO que escolhe três listas que serão encaminhadas ao governador Ronaldo Caiado.