Coluna

Caiado amplia espaços como candidato da direita civilizada

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de dezembro de 2023

Se tomar como parâmetro a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) em seminários internacionais, participações em palestras para variados setores econômicos e dezenas de entrevistas nos meios de comunicação, pode-se afirmar que ele é um nome forte na disputa presidencial em 2026.Com um discurso firme, corajoso ao defender suas ideias e convicções mais à direita, Caiado amplia seu espaço dentro do espectro de centro e centro-direita mais civilizado. A constatação pode ser aferida pelas repercussões positivas nas dezenas de entrevistas e palestras, mas as duas últimas, uma para o programa “Reconversa”, veiculado na noite de terça-feira (5/12) no canal do jornalista Reinaldo Azevedo no Youtube e ao Correio Braziliense nesta-terça-feira (12), não deixam dúvidas: Caiado conhece os problemas do Brasil e sabe se posicionar, não como oposição raivosa, mas civilizadas. De todos os pretendentes a desalojar o presidente Lula do Palácio do Planalto em 2026, Caiado é o que mais verbaliza com fluência sobre os desafios do país, principalmente nas áreas de segurança pública, educação e saúde. No entanto, o que mais tem despertado a atenção dos setores produtivos e político, é sua posição crítica à Reforma Tributária que ele classifica como um desastre na vida dos brasileiros. “A [reforma] está acabando com o desenvolvimento do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste brasileiro” disse ao Correio. Caiado tem dito que está preparado para ajudar o Brasil, por isso colocou seu nome à disposição do União Brasil.

Bolsonaro e Caiado em Luziânia

Numa iniciativa do vereador Leozin Roriz (MDB), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), foi homenageado com o título de Cidadania Luzianiense nesta terça-feira (12). A sessão foi realizada na Câmara de Vereadores e conforme relato do prefeito de Valparaíso e presidente da Amab, Pábio Mossoró (MDB), a praça onde fica a o legislativo municipal lotou de populares. Além de Pábio, marcaram presenças o governador Ronaldo Caiado, seu vice, Daniel Vilela, os prefeitos de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP) e de Luziânia, Diego Sorgatto (UB).

Continua após a publicidade

Alcides dissidente

Um vereador aliado do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), disse à coluna que, de todas as lideranças que elegeram Gustavo Mendanha e Vilmar em 2020, o único dissidente foi o Professor Alcides (PL). Os outros 90%, continuam no grupo Mendanha-Vilmar.

A propósito

Na entrevista ao Correio Braziliense, o governador Ronaldo Caiado cravou que vai “lutar muito para ter um candidato vencedor em Goiânia, Aparecida e Anápolis”.

Cadê as motos?

Chegou uma denúncia à coluna que pode manchar a gestão do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB). Segundo uma pessoa da área de saúde que tem como missão, monitorar a zona rural, mas tem feito esse trabalho em seu carro. “Desde julho deste ano que foram compradas 10 motos destinadas aos profissionais que fazem este trabalho”, diz o vereador Hernani da Saúde.

Represália política

Hernani disse que as motos foram compradas com uma emenda parlamentar do deputado estadual, Amilton Filho (MDB) a pedido do vereador. “Acredito que é uma represália por eu ter votado com a chapa de oposição ao prefeito”, imagina Hernani. A coluna ligou para o prefeito, mas não atendeu. O espaço está aberto.

Boa notícia

Foi aprovada na CCJ da Câmara de Vereadores de Goiânia, nesta terça-feira (12), emenda de autoria da vereadora Kátia Maria (PT) que inclui os administrativos da prefeitura e Orquestra Sinfônica no Projeto de Lei da data base. A emenda também retroage a data base para 1° de maio.