Coluna

Caiado aproveita ‘briga do centrão’ para ser governo e abraça a direita

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de julho de 2023

A aproximação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tem provocado burburinhos. Especulações dão conta de uma aliança com vistas a 2026 e a possibilidade de Caiado migrar para o PL. Faria sentido devido ao União Brasil “estar no governo Lula” com três ministérios, mas, como disse uma fonte à Xadrez: “Caiado tem uma história de lealdade aos companheiros, coerência partidária e não busca o poder a todo custo. Ele quer construir sua candidatura à Presidência da República com o União Brasil, mas isso não significa deixar de conversar com outras siglas”. O problema é que o UB não vive dias de harmonia e mais parece um saco de gatos. Os chamados autênticos do antigo DEM, que fundiu com o PSL dando origem ao UB, torcem o nariz ao ver a sigla abraçada ao governo Lula. Somam-se a esse quadro de apego ao governo petista os dois principais partidos do centrão, PP e Republicanos, “doidinhos para fazer o eLe”. Diante desse confuso quadro partidário, Caiado decidiu abrir diálogo com Jair Bolsonaro e outros partidos. O momento é oportuno devido ao entrevero entre bolsonaristas e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O entusiasmo dos bolsonaristas com Tarcísio esfriou e o nome da direita mais confiável afunila para Ronaldo Caiado.

Bolsonaro e o poder da massa

Estrategicamente, o PL e Jair Bolsonaro escolheram Goiás, onde o bolsonarismo é forte, para mostrar ao país que, mesmo inelegível, ele conta com a força da massa. As imagens em Anápolis que circulam nas redes sociais, ao ser homenageado com a Comenda Gomes de Souza Ramos, mostram que ele será um forte influenciador de votos da direita.

Continua após a publicidade

Gracinha senadora

Após nota da Xadrez dizendo que a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, tem potencial para disputar uma vaga no Congresso em 2026, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB), disse que trabalha desde agora para que ela dispute o Senado.

Face social

Naçoitan afirma que “precisamos reconhecer o trabalho desta mulher em Goiás”. “Existem nomes importantes na base caiadista, mas, das duas vagas, uma precisa ser da Gracinha. Seria o reconhecimento dos municípios goianos ao seu trabalho social.”

Tração Cristalina

Cristalina contabiliza mais dois pré-candidatos a prefeito em 2024: os ex-vereadores Gilson Ferreira, mais conhecido como ‘Gilsão do Marajó’, e Dr.Osório. No entanto, a polarização continua na base do prefeito Daniel do Sindicato (UB), que terá que escolher entre o atual vice-prefeito, médico Luís Otávio, e o vereador Jean Eustáquio (MDB). Um destes dois será o cabeça de chapa sem chances para terceira via.

Daniel sonha alto

De acordo com fontes de Cristalina, o prefeito Daniel do Sindicato torce para seu fiel escudeiro Jean Eustáquio ser “cabeça de chapa” por uma razão: ele quer disputar vaga de deputado estadual em 2026 e precisa de um aliado 100% fechado com ele.

Nada Prudente

A sabedoria ensina que, ao confiar mais nas ideias do que nas circunstâncias, acaba se perdendo no caminho das evidências. Pode ocorrer o mesmo com o deputado federal por Brasília, Rafael Prudente (MDB), se insistir em atropelar a vice-governadora e candidata natural ao GDF em 2026, Celina Leão (PP). Ele não tem sido nada Prudente (trocadilho proposital) ao tentar desconstruir Celina, a candidata de Ibaneis Rocha (MDB). (Especial para O Hoje)