Coluna

Caiado busca construir pontes com a centro-direita e Bolsonaro

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de outubro de 2023

O governador Ronaldo Caiado (UB) concedeu uma longa entrevista ao portal Metrópoles, de Brasília. Entre os temas, seu futuro político e uma possível candidatura a presidente da República em 2026. Descartou sair do União Brasil e anunciou que o partido vai passar por uma transformação profunda a partir de fevereiro de 2024. Descartou se filiar ao PL de Jair Bolsonaro caso o União Brasil não abrace sua candidatura. O governador joga construindo pontes e demolindo barreiras entre os partidos de centro, centro-direita e direita, principalmente os bolsonaristas. Na entrevista ao Metrópolis, ele ressaltou que, em uma eventual disputa à Presidência, buscará o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Todos os partidos vão colocar nomes para disputar uma eleição. É normal isso. E, sem dúvida, meu nome será colocado. Ao chegar agora na minha faixa de idade, eu tenho condições de mostrar o que o Ronaldo Caiado fez na política nacional”, diz ele. Mas tem desafios: como equilibrar seu projeto entre o senador Wilder Morais (PL), possível candidato a governador de Goiás em 2026, e o vice Daniel Vilela (MDB)? Não tem como Caiado ser oposição ao PL em Goiás e ao mesmo tempo ter o palanque para presidente. Além disso, o apoio do PL a Caiado depende de se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, “emprestado ao Republicanos”, não será candidato a presidente. Por conta desses obstáculos, Caiado pretende ir esgueirando pelos lados até 2025. Ele precisa do PL, onde está a maioria do eleitorado que se encaixa no seu perfil de direita propositiva e civilizada. Além disso, o PL, depois do PT, é o único partido orgânico e marcadamente de oposição ao governo Lula. Os outros, como PP, MDB, Republicanos e PSD, estão aboletados no Governo Federal, incluindo o União Brasil. Portanto, dificilmente essas legendas vão bancar sua candidatura a presidente. Essa é a equação que Ronaldo Caiado tem para resolver.

Freio de arrumação no UB

Numa conversa rápida com um ex-PSL que foi filiado ao União Brasil, a Xadrez ouviu que seria muito difícil o grupo do antigo Democratas conseguir assumir o controle do “jacá de siri” em que se encontra atualmente o UB. Mesmo que a direita raiz, da qual Ronaldo Caiado, ACM Neto e Mendonça Filho são os seus maiores expoentes, consiga dar um Norte à legenda, muitos deputados e senadores vão continuar aliados do governo Lula.

Continua após a publicidade

Reunião adiada

Em nota, a executiva nacional do União Brasil comunica que a reunião que estava prevista para o dia 6 de novembro foi adiada “por motivo de força maior”. A Xadrez apurou que o principal personagem da reunião, Ronaldo Caiado, viaja para a China no dia 2 de novembro e só retorna no dia 14.

Festa do Alcides

O deputado federal Professor Alcides (PL) comemora seus 70 anos de vida no próximo sábado (28), a partir das 11h, no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia. O evento contará com várias apresentações musicais e no almoço será servido um tradicional arroz carreteiro. Ao seu lado vai estar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado (UB), Wilder Morais, Bruno Peixoto e lideranças políticas de Goiás e nacionais.

Gayer prefeito…

O deputado federal Gustavo Gayer (PL) disse no programa Universo Politheia que sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia pelo PL já está acertada. Ela deve ser oficializada nesta sexta-feira (27) durante visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Goiânia. Segundo Gayer, “já está tudo organizado”.

… Cecílio também

Suplente de deputado federal pelo MDB, Felipe Cecílio aproveitou este 24 de outubro, data do aniversário de 90 anos da Capital, para divulgar em suas redes sociais (@felipececilio.oficial) um vídeo em que oficializa sua pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia. (Especial para O Hoje)