O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Caiado desistia até das próprias candidaturas, dos outros então…

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 14 de agosto de 2025
Caiado desistia até das próprias candidaturas, dos outros então... Foto: Secom-Go
Caiado desistia até das próprias candidaturas, dos outros então... Foto: Secom-Go

A popularidade de Ronaldo Caiado (União Brasil) varia de 82% a 90%. Seu apoio rendeu, nas eleições municipais de 2020 e 2024, no mínimo a metade transformada em votos. Por exemplo, escolheu três ex-deputados e em poucos meses fez deles prefeitos de Goiânia (Sandro Mabel), Aparecida (Leandro Vilela) e Inhumas (José Essado). O trio estava aposentado e poucos dias depois chegou ao poder. Mas agora encontra dificuldades, pois lançou Daniel Vilela (MDB) a seu vice em 2021 e, com a reeleição garantida, ele já se lançava à cabeça da chapa em 2026. 

Cinco anos de campanha ininterrupta e diuturna, andando junto com o gestor que é um fenômeno de aprovação e Daniel não alcança sequer 1 terço do prestígio do padrinho. Engatinha na faixa dos 20% quando já deveria estar correndo com mais de 50% para voar em 2026. Só acelera com a marcha a ré engatada. Daniel não sai de cena, mas fica à sombra do presidenciável do União Brasil e a falta de luz própria está sendo fatal. 

O melhor exemplo é o próprio Caiado. Ele nunca escondeu que pretendia ser senador e governar o Estado, como seus antepassados fizeram com louvor em 5 gerações seguidas. Está honrando a família. Tentou o governo a 1ª vez em 1994, liderou a corrida, mas ficou em 3º. Soube esperar sua vez. Em toda eleição, via as pesquisas e recuava. 

Candidatou-se ao Senado na hora certa, em 2014. Eleito. Apenas 24 anos depois, em 2018, saiu a governador. Daniel saiu a 1ª vez a governador em 2014. Ficou em 2º. Não será demérito se aguardar a sua vez. Se Caiado perceber que o vice não deslancha, já que em 60 meses de pré-campanha não cresceu nem 0,5% em cada, pode fazer com ele o que fez consigo mesmo: esperar a vez.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.