Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Caiado deve eleger quase todos prefeitos nos maiores municípios

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de dezembro de 2023

O fortalecimento da base de Ronaldo Caiado (UB) e seu vice, Daniel Vilela (MDB), ampliou consideravelmente a partir da reeleição, logo no primeiro turno, em 2022. Essa solidez política também serviu para expor a debilidade de seus adversários que, até agora, não conseguiram um nome consistente para esgarçar a base da dupla Caiado e Daniel. Partindo como ponto de referência dos maiores municípios de Goiás, encabeçados por Goiânia, Aparecida, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí, Planaltina de Goiás, Caldas Novas, Mineiros, Inhumas, Jaraguá e Morrinhos, na cotação de hoje, faria 90% dos prefeitos. Além destes municípios serem polos importantes da economia goiana, eles representam mais da metade da população do Estado, que é de 7.055.228. Sem menosprezar os demais municípios, onde a base caiadista tem forte presença, é possível avaliar que a projeção para eleger mais de 100 prefeitos nos 246 municípios não é ufanismo oficial e sim constatação. Destes municípios, a maioria é do MDB ou do União Brasil, portanto, meio caminho andado para quem for disputar a reeleição, seja prefeito, vereador ou mesmo emplacar o sucessor. Mas nem tudo é mar tranquilo. Existem divisões na base que são incontornáveis. No entanto, a conta do governo é a seguinte: não importa quem for eleito, desde que seja da base. Cidades como Rio Verde e Catalão são exemplos de onde ainda não chegaram a um consenso e devem ir para a disputa divididas.

Wilder destina recursos para a 44

O senador Wilder Morais (PL) destinou R$ 15 milhões para serem investidos na melhoria da Região da 44, segundo maior polo de roupas do País. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) durante evento promovido pela Polícia Militar para reforçar a segurança dos consumidores na região no período das compras de Natal e fim de ano. (Reportagem completa na página 5)

Continua após a publicidade

George Morais

Uma liderança política de Trindade disse à Xadrez que, ao convidar o ex-prefeito do município, Jânio Darrot (MDB), para disputar a Prefeitura de Goiânia, a base de Ronaldo Caiado fez um grande favor ao deputado Dr. George Morais (PDT). “Sem ele para ajudar na reeleição do prefeito Marden Júnior (MDB) fica mais fácil para o Dr. George vencer a disputa pela Prefeitura de Trindade.”

Daniel perde

A eleição para presidência da Câmara de Vereadores de Cristalina foi a mais acirrada da região. A chapa de oposição liderada pelo pré-candidato a prefeito, Dr. Luís Otávio (sem partido), derrotou Jean Eustáquio (MDB), também postulante à Prefeitura de Cristalina, com apoio do prefeito Daniel [do Sindicato] Sabino Vaz (UB).

Bem avaliado

Mesmo tendo uma gestão bem avaliada entre bom e ótimo com 87%, conforme o Instituto Fortiori, o prefeito de Cristalina, em fim de mandato, não conseguiu transferir seu capital político para eleger Jean Eustáquio presidente do Legislativo municipal.

Alceu vence

Vereador Alceu Gomes mostrou ser hábil negociador político e venceu a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Valparaíso. Com essa vitória, a base do prefeito Pábio Mossoró (MDB) mostra unidade e força política. Assim que tiver a janela partidária, Alceu deixa o PL, comandado no município pela deputada federal Lêda Borges (PSDB). (Especial para O Hoje)