Coluna

Caiado é contra voto impresso nas eleições de 2022

Publicado por: Samuel Straioto | Postado em: 23 de julho de 2021

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), é contra o voto impresso para eleições de 2022. O tema está sendo bastante debatido na Câmara Federal e no Senado. Ronaldo Caiado avaliou que para uma eventual mudança do processo de votação teria que haver mais tempo. Caiado considera curto o período para que uma alteração seja válida já para o ano que vem.  O período defendido por ele é de no mínimo três anos para cada eleição. O governador entende que há dificuldade de implantação de uma nova dinâmica e isso precisa ser levado em consideração. “Não se pode de última hora mudar uma mecânica do voto, e as dificuldades de implantação, quanto mais diante de um ano que antecede o processo eleitoral, já estamos há um ano e dois meses da eleição”, destacou o governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (22).

Avaliação

Caiado ressaltou que já pessoas que tem estudado o assunto e defendido a manutenção do uso da urna eletrônica. “Eu vejo que este assunto já tem recebido por parte de muitos aí a necessidade que se continue com a urna eletrônica e se tiver interesse de fazer uma mudança que seja com antecedência de no mínimo de três anos pra cada eleição e termos outras maneiras de avaliar”, destacou.

Continua após a publicidade

Sem reclamação

O governador relatou que não há motivos para questionar a urna eletrônica. Ele ressaltou que a última derrota dele ainda ocorreu com votação analógica, com o uso das cédulas de papel. “Fui eleito porque a minha última derrota foi em 1994, naquela época ainda era voto em cédula, de lá pra cá não tenho nada que possa contrariar a maneira que as eleições ocorrem no nosso país”, afirmou.

Provocação

O assunto tem sido provocado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido). Sem ter apresentado alguma prova sobre o assunto, Bolsonaro tem defendido a tese do voto impresso. Ele deu recentes declarações que pode não participar das eleições, caso o voto não seja o impresso auditável.

Kajuru

O senador Jorge Kajuru foi entrevistado pelo O Hoje. O parlamentar destacou que tem amizade com o governador Ronaldo Caiado, porém ressaltou que há uma distância entre eles na política.

Negou

O presidente do PSL em Goiás, deputado federal Delegado Waldir negou a possibilidade de fusão com DEM, e PP. Ele ressaltou que até o momento presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, ainda não se manifestou.

Possibilidade

O novo partido seria o maior do Congresso, com 121 deputados e 15 senadores do chamado Centrão. A presidência ficaria com Luciano Bivar. A vice-presidência com ACM Neto, atual presidente do DEM. Já o PP ficaria com a secretaria-geral, representado por Ciro Nogueira.

Minirreforma

A Prefeitura de Goiânia tem promovido ajustes em cargos de segundo escalão da administração municipal. Mudanças tem sido intensificadas nos últimos dias. Entre as nomeações mais recentes está a do Ralph Rangel para o cargo de secretário-executivo da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Anteriormente, Rangel ocupava o cargo de superintendente de Tecnologia da Informação.

CURTAS

– Protestos contra o presidente Jair Bolsonaro estão marcados para o próximo sábado (24) em oito cidades goianas.

– Por outro lado, manifestações a favor do presidente devem ocorrer no próximo dia 1º.