Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Caiado e Daniel em Águas Lindas simboliza força política do Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de junho de 2024

As presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), do vice, Daniel Vilela (MDB) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade na inauguração do Hospital Estadual de Águas Lindas, nesta segunda-feira (17), mais do que um ato administrativo, sinaliza a importância política do Entorno para Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Trata-se de uma região onde o eleitorado é mais orgânico, concentrado numa região densamente povoada. Cidades como Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, são praticamente um mesmo núcleo urbano, divido por apenas ruas e avenidas. Nos nove municípios que fazem fronteira com o Distrito Federal, concentram aproximadamente 600 mil eleitores. Foi nesse aglomerado urbano que ajudou Ronaldo Caiado a vencer a reeleição no primeiro turno. Por conta dessa confiança do eleitor do Entorno em Caiado e Daniel Vilela, que os dois líderes investem política e administrativamente na região. O Hospital Estadual de Águas Lindas soma-se a mais outras obras como Escolas Padrão Século 21, infraestrutura, segurança e moradias, mas é na área de saúde que o governo Ronaldo Caiado mais investe. Na semana passada, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mengão anunciou a construção do Hospital Municipal de Novo Gama com o apoio do governador Caiado e seu vice, Daniel Vilela.

“Novas práticas administrativas”

Daniel Vilela atribuiu ao governador Caiado a responsabilidade por instituir “novas práticas político-administrativas” em Goiás, com combate ostensivo à corrupção e aperfeiçoamento dos gastos públicos. Para o vice-governador, Caiado estabeleceu um compromisso com os goianos de que o governo só executará projetos que sejam factíveis e com dinheiro em caixa.

Continua após a publicidade

“Tudo vai depender do governador”

O grupo que advoga a troca de candidato em Aparecida, insiste que as pesquisas são desfavoráveis à reeleição de Vilmar Mariano e acredita que, em um eventual segundo turno, se for Leandro Vilela (MDB), “a chance de vencer o Professor Alcides (PL) seria maior”, conta um vereador que defende a candidatura do MDB com Leandro Vilela. “Trocar o candidato vai depender do governador Caiado”, diz ele. A conferir.

Jair abençoa Alcides

Enquanto o prefeito Vilmar Mariano (União) busca nas entrelinhas declarações de apoios do governador Ronaldo Caiado, do vice, Daniel Vilela e de Gustavo Mendanha (MDB), o deputado federal Professor Alcides (PL) recebe, pela segunda vez em poucos meses, a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que faz questão de verbalizar a benção dele à pré-candidatura à Prefeitura de Aparecida.  

Adolfo Lopes atento

O ex-vice-prefeito de Valparaíso, Adolfo Lopes é do grupo que a política não tem porta de saída, só de entrada, portanto, continua atento às movimentações dos pré-candidatos a prefeito de Valparaíso. Sugere e deixa uma sugestão: “Foquem mais em propostas e menos em contendas de grupos. Valparaíso precisa gerar mais empregos e renda para uma boa parcela da população que está vulnerável”, sugere Adolfo.

Big Brother STF

De acordo com a revista Veja, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu licitação para contratar empresa especializada em monitorar redes sociais sobre postagens que mencionam o STF. As Excelências querem saber quem fala bem e principalmente mal da Corte nas plataformas Facebook, Instagram, X, TikTok e em páginas como LinkedIn e Flickr.