Coluna

Caiado e Daniel evitam convenções no Entorno onde base está dividida

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de agosto de 2024

O Entorno de Brasília tem um significado especial para o governador Ronaldo Caiado (União) e seu vice, Daniel Vilela (MDB). Graças à contribuição dos mais de 200 mil votos conquistados nas nove cidades que fazem fronteira com a Capital do país, Caiado foi reeleito no primeiro turno em 2022.

Diante de divisões na base, o governador e seu vice optaram por comparecer em apenas três convenções partidárias neste domingo (4): Luziânia (8h30), Valparaíso (10h) e Santo Antônio do Descoberto (12h). Onde existem divisões na base, de acordo com fonte ouvida pela coluna, Caiado e Daniel vão evitar comparecer. Luziânia é um exemplo de unidade costurada pelo prefeito Diego Sorgatto (União). Ele disputa a reeleição apoiado por 13 partidos, sendo que “a maioria participa em conjunto na convenção, caso do União Brasil, MDB e PSD”, conta Sorgatto. De acordo com ele, “quando existe união da base no município e com o governo, os resultados são muitas obras que beneficiam a população”.

Na mesma linha de unidade que apoia o governo Caiado, está o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). “Nossa gestão aglutina várias forças políticas e, graças a essa união, foi possível somar a maioria dos partidos em torno de nosso pré-candidato, Marcos Vinicius (MDB)”, conta Pábio. Ele afirma que, desde a reeleição de Caiado em 2022, costura alianças dentro da base. “Sempre tivemos uma relação respeitosa com os partidos e o governador Caiado e ele com os interesses de Valparaíso, portanto, essa união é fruto de muito diálogo e interação com o governador e seu vice, Daniel Vilela”, pontua Pábio.

Continua após a publicidade

Paz selada em Santo Antônio

Depois de muitas discussões entre o grupo liderado pelo prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato (União) e do deputado estadual, André do Premium (Avante), a paz foi selada. Caldato aceitou que seu candidato, Alexandre de Jesus (MDB) seja o vice da empresária, Jéssica do Premium (União). Se não tivesse entrado em acordo, Caiado não iria na convenção da chapa que tem MDB, União Brasil, PRD, REP, PSD e SD na aliança.

Vice de Mabel aguarda o…

Até o fechamento desta edição (21h40), ainda não tinha uma definição do vice de Sandro Mabel (União). A princípio, a indicação seria do presidente da Alego, Bruno Peixoto (União) que poderia indicar sua mulher, Luciene Peixoto (Avante), mas não avançou. Chegou a tentar, mais uma vez, o nome de Ana Paula Rezende (MDB), filha de Iris que, novamente, recusou.

…“aprovo” do bispo Oídes do Carmo

O convidado da vez é o deputado estadual, Henrique Cesar (Podemos) que depende da palavra final do Bispo da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo Campinas, Oídes do Carmo. Até o fechamento da coluna (21h40), ainda estavam reunidos, mas se Oídes der o aval, Henrique Cesar será o vice de Mabel.

Quando o mais vira menos

Na engenharia política, às vezes, a soma do mais vira menos. O apoio do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (União a caminho do PL) ao Professor Alcides (PL), pode provocar a primeira baixa: André Fortaleza, presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida. Adversário juramentado de Vilmar, tem dito que o palanque de Alcides ficou pequeno para ele e Vilmar. A conferir.

Convenção do PP metropolitano

A convenção do Partido Progressista (PP), será neste domingo (4) na sede do diretório municipal de Goiânia. Segundo o presidente municipal da sigla, Paulo Daher, serão apresentadas as propostas de formação de coligações, nomeação da chapa e o sorteio dos números dos candidatos e do representante e de cada coligação partidária junto à Justiça Eleitoral.