Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Caiado e Vanderlan podem refazer caminho e chegar juntos em 2024

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de setembro de 2023

Nada na política é definitivo até a contagem final dos segundos para o registro de chapas, imagina faltando um ano e pouco para a eleição de 2024! Muita coisa pode acontecer e alterar a roda de candidaturas. A reaproximação do governador Ronaldo Caiado (UB) com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) diz muito sobre essa mudança de cenário. Como presidente da CAE no Senado, Vanderlan é um dos principais interlocutores da reforma tributária, assunto que interessa a Caiado. Não à toa que eles têm conversado sobre as alterações no texto, mas também sobre a política, principalmente a disputa pela Prefeitura de Goiânia. Nesta quarta-feira (13), no gabinete do senador, tiveram um tête-à-tête de portas fechadas que durou cerca de 20 minutos. O assunto principal foi a reforma, mas a disputa eleitoral por Goiânia entrou na conversa. Como Caiado é um jogador de xadrez, sabe que as conveniências apontam para o nome de Vanderlan. Com ele, a base se habilitaria a vencer em Goiânia, fortalecendo o projeto nacional de Caiado.

Vanderlan contra ou a favor?

Se essa aliança se concretizar, implicaria em uma vantagem para Daniel Vilela: esvaziar a candidatura do senador Wilder Morais ao Palácio das Esmeraldas ao conquistar um novo aliado. Deixar Vanderlan “mais solto do que arroz agulhinha” é pule de 10 para ter o aval de Wilder no ano que vem, virando adversário de Daniel em 2026, vencendo ou não a corrida pelo Paço Municipal. Se ele vier para a base caiadista, Daniel fica praticamente sozinho na disputa em 2026.

Continua após a publicidade

Aliados dos prefeitos

O ‘Dia Estadual de Protesto pela Autonomia Financeira dos Municípios’, promovido pela AGM, FGM e prefeitos goianos, nesta quarta-feira (13), lotou as dependências da Alego. O governador Ronaldo Caiado e o presidente do Legislativo estadual, Bruno Peixoto, apoiaram a iniciativa e se comprometeram a acompanhar as demandas dos prefeitos.

Wilder, o ausente

O presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais, precisa ser mais presente na vida partidária. Nem nos eventos da legenda ele comparece e poucas vezes é visto no Senado. Além de ter terceirizado as tratativas de candidaturas para os auxiliares, nem no evento da direita que aconteceu em Anápolis, onde era um dos palestrantes, compareceu.

“Dê esperança e…

… oportunidade.” Resposta do ex-governador de São Paulo e presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), João Doria, à Xadrez sobre a avaliação do cenário do Brasil para os próximos anos.

Conectado ao PIB

Hoje, João Doria é um dos poucos homens de negócios no país com network conectado com o PIB brasileiro e internacional. Nem os operadores econômicos têm uma agenda de contatos tão singular. Esse ativo faz de Doria uma voz requisitada por políticos e empresários.

Otimista convicto

Doria navega na corrente dos otimistas que acreditam que os atuais inquilinos do Planalto podem unir o País, perdoar os equívocos políticos do passado, abolir o rancor e de fato exercitar o amor. A conferir.  (Especial para O Hoje)