Coluna

Caiado está preparado para desafios do segundo mandato

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de fevereiro de 2023

O governador de Goiás já disse inúmeras vezes que equilibrou a contabilidade do governo e mais: agora é o momento da arrancada de Goiás rumo ao desenvolvimento com melhoria na educação, infraestrutura, moradia e geração de empregos. Soma-se às conquistas, cidades seguras e combate sistemático a qualquer modalidade de crime. No entanto, o esforço não é só dele mas de todo o conjunto da sociedade goiana, principalmente os aliados políticos nas variadas siglas partidárias. É neste conjunto de forças que a gestão Caiado 2 projeta o futuro até 2026. Ele reconhece que precisa da união de todos, mas não cede às pressões de “faca na garganta” para lotear o governo com cargos, até porque ele tem um limite de gastos com pessoal. Além disso, o histórico de governos que abriram as porteiras para abrigar aliados, não tiveram um bom desfecho, muito menos apoio da sociedade. É nesse ambiente de pressão que o governador trafega na estrada de 2026, removendo pedras e construindo pontes. A oposição que poderia sem um obstáculo mais orgânico, praticamente foi “varrida” do cenário político e, a cada dia, mais gente bate à porta do Palácio das Esmeraldas em busca de uma benção do governador. Não é à toa que Caiado adotou o semblante e paciência contemplativa dos monges tibetano. Esta é a personalidade de um homem público que age como estadista e cada vez menos como político de ocasião.

Caiado e Rogério juntos

No evento de assinatura de transferência do controle societário da Distribuidora Enel para Equatorial Energia, na quinta-feira feira (23/2), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Ronaldo Caiado (UB) elogiou a com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Caiado também convidou o prefeito para “afinar a prosa” e, neste sábado (25/2), acompanhado com o secretário de Governo do município, Jovair Arantes, Rogério sentou em volta da mesa com o governador.

Continua após a publicidade

Parcerias e politica

A justificativa foi para estreitar parceria administrativa entre o estado e a prefeitura, mas a presença do secretário de Governo, Jovair Arantes indica que foi além: a reeleição de Rogério entrou no cardápio, mas por enquanto, Caiado mais “assuntou” do que falou. Por ser um aliado fiel, o governador não vai “largar a mão” de Rogério e deve ter sugerido ao prefeito “tocar o barco”.

Edward cotado?

Circula no meio acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG) e nas hostes petistas, especulação de que o professor e ex-reitor da instituição de ensino, Edward Madureira pode compor equipe do governador Ronaldo Caiado. A conferir.

Contas em dia

Omo faz trimestralmente, o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP) participou na sexta-feira, (24/2), foi à Câmara de Vereadores e entregou os balancetes da prestação de contas referentes ao segundo semestre de 2022. “Faço questão de destacar que esses mesmos balancetes já foram encaminhados para o Tribunal de Contas”, disse Fábio.

Peitou o governo

Fábio Corrêa peitou o governador Ronaldo Caiado ao aprovar lei que municipaliza o sistema de água e esgoto do município, mas o governo vai recorrer. Como antecipado pela Xadrez, o secretário da Seinfra, Pedro Sales já tem audiência marcada nesta semana no BNDES para acertar uma PPP visando resolver as demandas de saneamento em Cidade Ocidental, Valparaíso e Luziânia.