Coluna

Caiado evita embate, enquanto Daniel e Zé tabelam no ataque

Publicado por: Fabianne Salazar | Postado em: 13 de setembro de 2018

A liderança de Ronaldo Caiado (DEM) nas pesquisas tem moldado a postura do senador nos debates entre governadoriáveis e nas propagandas de Rádio e TV. O democrata, conhecido pelos intensos embates na vida parlamentar, agora foge de qualquer discussão em que possa ter que atacar e ser atacado. Foi o que ocorreu ontem, no debate da Rádio Sagres 730. Enquanto o senador evitou, por duas vezes, dirigir questionamentos a José Eliton (PSDB), e se restringiu a propostas quando perguntou a Daniel Vilela (MDB), os dois principais adversários usaram sequência entre eles mesmos para atacar o Caiado. “O senhor (Eliton) poderia explicar porque disse que Caiado não tem autoridade moral para falar de combate à corrupção?”, armou Daniel. “É porque a hipocrisia está dominando a agenda de alguns candidatos, que se alavancam em discursos fáceis e bravatas para tentar convencer o eleitor”, atacou Zé Eliton. “É fato que há uma incoerência entre o discurso e a prática. A gente não vê questionamentos dentro do partido dele”, replicou Daniel. Caiado apenas sorriu. 

Paz e amor

Continua após a publicidade

Depois do debate, Caiado conversou reservadamente com a Xadrez e respondeu, sorrindo, à pergunta se ele próprio estava gostando desta versão “paz e amor” do senador. “A gente aprende muito com a idade e o tempo”, se divertiu.

Novidades

Além das estratégias dos candidatos, algumas novas propostas foram feitas. O candidato do DEM prometeu extinguir o cargo de soldado de terceira classe e recriar a Secretaria Estadual de Cultura. 

Tapetão

A coligação “Goiás Avança Mais”, do candidato Zé Eliton (PSDB), pediu a Justiça Eleitoral a suspensão de registro de Ronaldo Caiado (DEM) e do vice Lincoln Tejota (PROS) por suposta omissão de despesas e por possível prática de Caixa 2.

Argumentos

A alegação é que a coligação de Caiado não teria registrado da forma correta as despesas efetuadas durante a campanha. A defesa do senador contesta o pedido e alega que a ação movida tem caráter eleitoreiro.

A questão

O advogado Danilo de Freitas aponta que todo candidato ou coligação, com CNPJ próprio, deve informar à Justiça Eleitoral sobre todos os gastos. Segundo ele, Caiado e Tejota estariam ignorando tal obrigação legal. A julgamento.

Nova forma

A presença de Jayme Rincón na coordenação geral da campanha de Zé Eliton deve causar mudança de discurso. O esperado é que o ataque a Caiado se torne mais frequente, intenso e pesado.

Sobrou

Um pagamento a maior de quase R$ 200 mil foi observado pelo TCE no contrato entre a Saneago e o Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg), entidade contratada para a realização de concurso público.

Investigação

Em acórdão relatado pelo conselheiro Saulo Mesquita, o Tribunal converteu o processo de fiscalização em tomada de contas especial para apurar os fatos, identificar os responsáveis e quantificar o dano decorrente dos pagamentos excedentes.

Câmara votará código 

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), defendeu enfaticamente o novo projeto apresentado pela gestão do prefeito Iris Rezende, que reformula o Código Tributário da Capital. Segundo ele, mais que apenas aumentar a arrecadação e retirar cobranças abusivas dos mais pobres, a matéria busca modernizar o sistema da prefeitura. “Temos que encarar esse projeto como sendo um vetor de desenvolvimento, criação de empregos e promoção de justiça fiscal que possibilidade as atividades de empreendedores”, aponta o emedebista. O presidente confirma que a tramitação será ágil para que a aprovação se dê até o dia 30 de setembro, prazo final para que a nova Lei passe pelo prazo legal de noventa dias e entre em vigor em 2019. Questionado pela Coluna sobre a provável pressão dos contribuintes ricos que deverão pagar mais IPTU, caso o projeto seja aprovado, Andrey admite: “A Câmara é um extrato resumindo da sociedade e os vereadores estão sim sujeitos a pressões e influências, mas sempre buscando o melhor para a cidade”. 

Curtas 

Serviço – Manutenção no sistema de abastecimento deve causar interrupção no fornecimento de água nos setores Jaó, Santa Genoveva e Negrão de Lima.

Previsão –  A Saneago antecipa problemas entre 8h às 17h. A normalização está prevista para ocorrer ao longo da noite desta sexta-feira (14).

Evento – A OAB-GO realiza nos dias 24 e 25 de setembro o Congresso 30 Anos de Constituição: Retrospectiva e Perspectivas. Parceria entre ESA IGDC.