Coluna

Caiado ganha pontos por votar contra reajuste do STF

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 12 de novembro de 2018

A ONG Ranking dos Políticos fez nova listagem da atuação dos senadores após a aprovação dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Quem votou a favor, perdeu pontos. Com isso, os goianos foram bem avaliados. Ronaldo Caiado (DEM) é o 5º melhor colocado, seguido por Lúcia Vânia (PSB), na 13ª posição, e Wilder Morais (DEM) em 23º lugar. Logo após a votação, Caiado foi às redes sociais para manifestar o seu descontentamento contra a decisão do Senado, preocupado com os reflexos do reajuste salarial e o seu efeito cascata nos estados. Não é para menos. Quando janeiro chegar e ele assumir o Palácio das Esmeraldas, terá que gerenciar um impacto financeiro nas contas do estado de R$ 100 milhões, segundo ele mesmo estima. A ONG tem o mesmo ponto de vista de Caiado, quando diz que o Brasil passa por momento delicado em relação aos gastos públicos. E finaliza: “Os senadores ignoraram o recado dado nas últimas eleições, quando tivemos uma taxa recorde de renovação do Congresso”. 

Bem na foto

Dos 513 deputados federais, o goiano Fábio Sousa (PSDB) é o 11º colocado na lista da ONG Ranking dos Políticos. Na sequência vem Célio Silveira (PSDB), em 23º lugar, e João Campos (PRB), na 62ª posição.

Pressão

Governadores eleitos, cientes das dificuldades financeiras de seus estados, cogitam ida a Brasília como forma de pressão ao presidente Michel Temer, para que ele vete o reajuste do STF.  

Andrey despista sobre reeleição na Câmara de Goiânia 

Eleito com o apoio do Paço, em 2017, o presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB), ainda avalia disputar a reeleição. À coluna Xadrez, ele disse que ainda não decidiu sobre o processo, por entender que a eleição, marcada para o dia 27 de dezembro, ainda está distante. “Há tempo suficiente. Agora estou focado nas decisões administrativas da Casa”. Quando indagado se sua decisão passaria pelo apoio do prefeito Iris Rezende (MDB), respondeu que não. “Essa questão é projeto político meu. Estou analisando isso. Não tem nada a ver com o prefeito. A questão é decisão minha mesmo”. A eleição pode ser antecipada para o dia 1º de dezembro ou postergada para o dia 1º de fevereiro do ano que vem. As duas propostas tramitam na Câmara. 

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga os municípios a organizarem listas de espera nas creches públicas, com divulgação dos critérios de atendimento.

A SMT está notificando 793 proprietários de veículos que não foram localizados pelos Correios. O prazo para defesa é de 30 dias.

Está na pauta da Assembleia Legislativa projeto que obriga uso de sistema de identificação biométrica de torcedor em estados com capacidade para mais de 10 mil pessoas. 

CPI da Comurg 

Depois de bater de frente com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, o vereador Clécio Alves (MDB) quer agora colocar a Comurg no olho do furacão, com a abertura de CPI.

Custo alto 

O relatório do segundo quadrimestre da prefeitura de Goiânia deste ano aponta que despesas correntes, incluindo a Comurg, aumentaram 1,64%. E constata que isso aconteceu apesar das ações para reduzir o custo operacional da companhia.

Na pauta

Em resposta a um seguidor nas redes sociais, que quis saber do seu posicionamento sobre o porte de armas de fogo para advogados, o deputado Daniel Vilela (MDB) respondeu que, como presidente da CCJ na Câmara dos Deputados, apenas coloca projetos na pauta.

Bem, obrigado 

Enquanto a Câmara dos Deputados se debruça sobre a MP que facilita a privatização de empresas públicas de saneamento básico, o governo comemora o desempenho financeiro da Saneago.

No lucro 

A estimativa é que a Saneago feche o exercício de 2018 como uma das empresas mais importantes do país no segmento. Ou seja, superavitária. Agora é só esperar o balanço financeiro.

Mercosul 

Vem aí placas veiculares no padrão Mercosul. Quem anunciou foi o governador José Eliton após encontro com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Custo deverá ficar em torno de R$ 220,00. 

Compartilhe: