O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Caiado já ficou a 6 pontos de Lula, mas querem impedi-lo

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 9 de janeiro de 2026
Caiado
Foto: Divulgação/União Brasil

Os presidentes nem sempre fazem política em sua terra natal. Todos os pós-generais foram deslocados. Sarney, senador pelo Amapá, é do Maranhão. Collor, de Alagoas, é carioca. Itamar, de Minas, nasceu na costa da Bahia. FHC, de SP, é natural do Rio de Janeiro. Lula, de São Paulo, é pernambucano. Dilma, do Rio Grande do Sul, nasceu em Minas Gerais. Atualmente, o grande cerco é para impedir que a turma fora do eixo Rio-SP-Sul perca para Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Um exemplo é Ronaldo Caiado. Apesar de ter estudado em Minas e RJ, com centenas de familiares cariocas, há uma barreira para não deixar que suba nas pesquisas. No início, elas nem o colocavam como alternativa. Agora, põem um concorrente de esquerda e meia dúzia de direita. Adivinhe a consequência… um eleitorado opta pelo único, o outro se divide por seis. É nessa conta que Caiado fica com 5% e até seus colegas governadores bem colocados são vítimas do injusto fracionamento. 

Um repórter de O HOJE conversou recentemente com pessoal de diversos Estados. Quando revelava ser de Goiás, o assunto era (em ordem decrescente) Caiado, artistas sertanejos, Virgínia, Alok… Os entrevistados dizem, sem ser perguntados, que Caiado seria bom presidente, “pena que não tenha chance de ganhar”. De onde pessoas de diferentes origens tiram conclusões iguais? Das pesquisas. Os mais enturmados com política elogiam a segurança pública de Goiás, falam em agro, sempre com aquele ar de que presidência é um sonho tão tão distante.

Goiás já apresentou bons nomes à presidência: Caiado em 1989 e Henrique Meirelles em 2018, além de Íris de Araújo a vice em 1994 e Caiado novamente. Em confronto direto, Caiado já ficou entre 6 e 10 pontos de Lula. Ou seja, impossível não é, mas o eixo quer impedi-lo até de concorrer.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.