Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Caiado lidera intenção de votos porque erra menos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de setembro de 2022

Nem sempre ter estratégia de campanha e um bom marqueteiro significa vencer uma disputa eleitoral, se fosse assim, Ciro Gomes (PDT) estaria liderando pesquisas, afinal, ele tem João Santana, o ‘mago’ das campanhas eleitorais. Este é um dos vários exemplos que existem em toda disputa eleitoral e que balizou a maioria das decisões do governador Ronaldo Caiado (UB) e sua equipe na busca da reeleição. Sem muita pirotecnia, foram estabelecidas duas estratégias de campanha: foco na gestão bem avaliada e conquista de lideranças municipais. A partir dessa linha, enquanto os possíveis candidatos ao governo ainda ensaiavam uma oposição, Caiado já havia arrebanhado o maior número de prefeitos e partidos, conquistando 236 município, um número inédito de apoios. Ajudou sua experiência de quase 35 anos de vida pública, sendo a maioria na oposição, portanto, um mestre em dialogar com o cidadão-eleitor. Do outro lado, seus adversários perdiam tempo em discussões ideológicas, partidárias e sem conexão com a patuléia do andar de baixo da pirâmide social. Para o prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (Amab), Pábio Mossoró (MDB), este “êxito do governador Caiado é devido ao seu jeito direto, assertivo e sem retoque de palavras bonitas e narrativas construídas para enganar as pessoas, tão comum em governos passados”. Mossoró acrescenta que existe um “diálogo de mão dupla entre os prefeitos e Caiado, sem enrolação”.

Luas pretas de Lula

As declarações do candidato a presidente da República e lider das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem feito um estrago na estratégia de conquista logo no primeiro turno. Algumas correntes ideológicas dentro do partido, atribuem as “declarações desastradas” de Lula ao trio que afundaram o mandato de Dilma Roussef: Gleisi Hoffmann, Jacques Wagner e Aloizio Mercadante. Em tempo: a expressão do título acima se refere aos ‘conselheiros’ do então candidato ao governo do Rio de Janeiro em 1982. Mesmo não tendo votos, eles eram influentes e acabou em desastre eleitoral com Leonel Brizola sendo eleito governador.

Continua após a publicidade

Wilder no O Hoje

O candidato ao Senado, Wilder Moraes (PL) será sabatinado pelo grupo O Hoje nesta terça-feira (13), às 11 horas. A sabatina será publicada no jornal impresso, canal de streaming O Hoje News e no portal de notícias www.ohoje.com.

Marconi evangélico

No domingo (11), o candidato a senador do PSDB, Marconi Perillo participou de culto na Igreja Mundial do Poder de Deus e recebeu apoio da congregação à sua candidatura. Ao conduzir a celebração, o Bispo Diego Boni, líder estadual da Igreja, disse que estava apresentando Marconi, em nome do Apóstolo Valdomiro Santiago, fundador da Igreja.

Psol no Entorno

Candidata a governadora pelo PSOL, Cíntia Dias volta novamente ao Entorno e percorre vários municípios na região. A candidata está desde o último domingo (11) na Região em busca do apoio dos mais de 800 mil eleitores dos 29 municípios que fazem parte da Ride.

Voto em libras

A ex-vice-governadora do Distrito Federal e agora candidata a deputada distrital, Maria Abadia (UB), encontrou uma forma criativa e contemporânea para pedir votos às pessoas com deficiência auditiva: comunicação em Libras. Abadia é uma defensora da inclusão social e quer ser a porta-voz dessa faixa da população na Câmara Legislativa.

Pelas beiradas

Muitos prefeitos da base de Ronaldo Caiado estão empenhados no apoio ao candidato ao Senado, Alexandre Baldy (Progressistas), principalmente no Entorno do Distrito Federal. No domingo (11), Alexandre Baldy esteve em Novo Gama e no distrito de Céu Azul, em Valparaíso. Ele caminhou na Feira do Pedregal, em Novo Gama acompanhado do prefeito, Carlinhos do Mangão (PL). De acordo com o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), “Baldy está comendo os adversários pelas beiradas e “Valparaíso vai dar a maior votação a ele. Tenho certeza disso”.