Coluna

Caiado mantém folha de pessoal sob rígido controle prudencial

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 25 de outubro de 2023

Pode-se não gostar do modo como o governador Ronaldo Caiado (UB) administra os interesses dos cidadãos, mas não tem como ignorar os avanços conquistados pelos goianos em sua gestão. Ele definiu gastar os recursos do tesouro com obras de retorno imediato à população e, sobretudo, priorizar o ser humano como beneficiário de seu governo e não grupos políticos ou econômicos. Quem melhor definiu o estilo de Caiado foi o líder do governo na Alego, deputado Wilde Cambão (PSD), ao responder a uma indagação de um jornalista sobre o motivo de o governador não fez obras faraônicas: “Os recursos são poucos, por isso o governador optou em fazer mais com menos, priorizando segurança, saúde, educação e rede de proteção social”. De fato, Caiado focou no equilíbrio financeiro do Estado. Tanto que matéria de capa na edição do jornal Valor deste domingo (22) mostra Estados com situação no limite prudencial de gastos com pessoal. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o teto é 49% da receita corrente líquida, sendo que, até agosto de deste ano, Goiás fechou o gasto com pessoal em 43,86%. O economista Gabriel Leal de Barros disse ao Valor que “os aumentos de despesa de pessoal não estão concentrados em alguns Estados ou regiões, mas aconteceram de forma generalizada”. No caso de Goiás, Caiado vai continuar de olho na balança do equilíbrio financeiro. Afinal, com a economia mundial tensionada por guerras e queda de braço entre China e os EUA, recomenda-se menos “pé na jaca e mais temperança”.

PT do DF sai da toca e pensa 2026

Há 15 dias, a Xadrez criticou a inércia do PT do Distrito Federal e que, a cada eleição, o protagonismo político minguava, transparecendo inanição de lideranças. A reação veio de petistas históricos do Entorno de Brasília e do DF, alguns contestando, mas a maioria concordando com a nota. Surtiu efeito, já que o ex-deputado federal e um dos líderes mais articulados do PT brasiliense, Geraldo Magela, lidera um movimento para fortalecer o PT e voltar a disputar o governo local.

Continua após a publicidade

Disputa pelo poder

“Um partido político autêntico tem na sua essência a disputa pelo poder para transformar a sociedade de acordo com o seu programa e as suas propostas”, disse Magela ao Jornal de Brasília. Desde a derrota de Agnelo Queiroz que o PT do DF nunca mais se recuperou. Talvez agora, com Lula de volta ao poder, a militância volte a fazer barulho.

Clima amistoso

A festa dos 90 anos de Goiânia, comemorada no bairro mais antigo, Campinas, com a presença do governador Ronaldo Caiado, mostrou um clima político “pra lá de amistoso” entre o prefeito Rogério Cruz e o governador. “Tem muito chão para ser percorrido até outubro de 2024 e estes dois vão acabar aliados”, comentou um amigo da Xadrez. Pode ser.

Invasão Zero

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), comandada pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), se reuniu nesta terça-feira (24), em Brasília, e lançou a “Frente Parlamentar Invasão Zero”. A ideia é combater as invasões de terra no País. O evento contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro na feira

Por falar em Bolsonaro, ele tem extensa agenda em Goiânia a partir desta sexta-feira (27) e, numa delas, visita a Feira do Cepal, no Jardim América, a partir das 18h. De acordo com o deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer (PL), o ex-presidente vai circular entre as pessoas e subirá em um palanque improvisado para agradecer a população. (Especial para O Hoje)