Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna

Caiado na Paulista abraça a direita e vira alvo da esquerda

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de fevereiro de 2024

Em 24 de julho de 2023, a nota de abertura da Xadrez registrava que, “Caiado aproveita ‘briga do centrão’ para ser governo e abraça a direita”. Prestes a completar um ano da publicação, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) , se posiciona como pré-candidato a presidente da República em 2026 ao lado da direita e dos conservadores. O gesto afirmativo à direita e centro-direita, foi sacramentado ao comparecer neste domingo (25) ao ato pela democracia na Avenida Paulista. Mais do que um pacto ideológico, Caiado dá mais um passo na aproximação do bolsonarismo e se posiciona como oposição aos atuais mandatários do poder. Coerente aos seus princípios, o governador goiano é reconhecido como um homem de posições firmes na defesa da pluralidade de pensamentos, valores familiares e da democracia. Por isso, de acordo com lideranças políticas, seja de esquerda ou direita, a partir de agora ele será alvo da esquerda, notadamente do PT. Citam como exemplo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) que tem comido o “pão que o diabo amassou” devido suas ácidas críticas ao governo Lula. Não só pelas críticas, mas sobretudo pelo fato de Zema ter se posicionado como um pré-candidato a presidente da República em 2026. O porém entre Zema e Caiado, é que o governador goiano, historicamente é ligado à direita e ao agronegócio, enquanto Zema tem trânsito entre os setores do comércio. Outro ponto a favor do goiano, é que, diferente de Tarcísio de Freitas (PL), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Júnior (PSD), Caiado é o que mais tem identidade com o agronegócio.

Bolsonaro cita Tarcísio e Caiado

Chamou a atenção de senadores, deputados e personalidades políticas, o fato de Bolsonaro ter citado só os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Goiás, Ronaldo Caiado. O gesto foi interpretado como um sinal de apoio de Bolsonaro a um dos dois. Tarcísio é o pupilo do coração do ex-presidente, mas Tarcísio está inclinado a disputar a reeleição. Caiado representa a direita civilizada que pode construir pontes entre os poderes.

Continua após a publicidade

Desabafo de Gayer

Deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer gravou vídeo ao lado do governador Ronaldo Caiado (União) no evento da Paulista. Elogiou os governadores pela coragem em ir ao ato, particularmente Caiado. No discurso em cima do carro de som, Gayer disse que, ao comparecer “aqui hoje é colocar um alvo gigantesco nas nossas costas, uma salva de palmas para os governadores que vieram aqui hoje e merecem o nosso respeito de agora em diante. Não é fácil estar diante do lado certo da história”.

Lissauer presente…

Pessoas do Sudoeste goiano assinaram ponto no ato na Paulista, principalmente de Rio Verde, incluindo o pré-candidato a prefeito pelo PL, Lissauer Vieira. “É inegável a liderança do ex-presidente Bolsonaro. Poucos líderes no mundo conseguem reunir tanta gente em um ato pacifico pela democracia”, disse ele.

…Marussa também

Outra de Rio Verde que marcou presença foi a deputada federal Marussa Boldrin (MDB). “Não é pelo CPF ou por protesto às instituições, mas sobretudo pela democracia e a liberdade de pensamento político”, disse.

Dedicação à base

O ex-líder do governo de Ronaldo Caiado na Alego, deputado estadual Wilde Cambão (PSD), disse à Xadrez que agora tem mais tempo para dedicar às visitas e atender melhor seus eleitores. Tenho mais tempo para ouvir as lideranças e contribuir na formação de chapas para vereadores e prefeitos”, disse.

Retorno de Valtinho

Um dos personagens marcantes da vida política de Cristalina, o ex-vereador Valter Tomaz, conhecido politicamente como Valtinho, está de volta à arena política e deve disputar vaga de vereador em 6 de outubro.