O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Caiado no Dia D, tudo ou nada na Presidência

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 19 de agosto de 2025
Caiado no Dia D, tudo ou nada na Presidência Foto: Adalberto Ruchelle
Caiado no Dia D, tudo ou nada na Presidência Foto: Adalberto Ruchelle

O União Brasil tem cinco grandes cargos nacionais, sendo três ministérios, a Presidência do Senado e a candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República. Hoje, em Brasília, o UB vai cristalizar a federação com o PP, que também está no 1º escalão federal. Para o governador substituir Lula, vai depender de esses quatro auxiliares entregarem os postos. Dificílimo, porque o DNA dos participantes da gestão petista é de situação, o oposto de Caiado e do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, que vivem em Estados divergentes: Goiás é anti-Lula, o Piauí é petista – ou seja, Ciro está arriscando a reeleição como senador (aparece em 3º para duas vagas). 

No entanto, há esperança. Aguarda-se o discurso de Caiado na cerimônia, o mais importante da sua vida. Se essa virtude for suficiente, é um dos melhores oradores do Brasil. Caso prevaleça a garganta larga dos fisiológicos das siglas, elas caminharão para engrossar o rol lulista. Sem os dois grandes partidos, Caiado teria de migrar, o que não parece de seu feitio. Foi assim que o MDB fritou Iris Rezende em 1989, preferindo manter as posições na equipe de José Sarney – Aureliano Chaves, altamente impopulares. 

Para evitar esse enredo, Caiado defende múltiplas candidaturas dos autodefinidos como direitistas. Antes, precisa resolver sua questão interna. Espera-se uma solução salomônica: os quatro ministros ficam, mas somente até abril, na data-limite para quem deseja se candidatar. Os autênticos alertam aos oportunistas do UB que precisam observar os satélites do PT: nenhum vai para a frente. PSB, PCdoB, PV e PSol continuam nanicos, rejeitados pelo eleitor. Caso UB e PP entrem nessa lista, já sabem o futuro…

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.