Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Caiado resgata suas raízes na Tecnoshow e silencia críticos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de março de 2023

O agronegócio brasileiro, notadamente o de Goiás, teve um salto em produtividade e lucros nas últimas três décadas, acima da média. Esses avanços foram graças à tenacidade de mulheres e homens vocacionados a lavrar a terra e produzir prosperidade. No entanto, essa pujança econômica seria mais lenta se não fosse a dedicação intensiva de lideranças políticas, eleitas sob a bandeira do agronegócio. Entre eles, um jovem ruralista, logo ganhou notoriedade nos anos 1980 ao enfrentar “de peito aberto” os poderosos de plantão que viam no setor, apenas atraso. Foi esse histórico de lutas a favor do agro brasileiro e goiano, que Ronaldo Caiado (UB) avivou nas mentes e corações dos empresários do agro nesta segunda-feira (27). Ao abrir oficialmente a Tecnoshow – uma das maiores feiras do agro brasileiro –, em Rio Verde, Caiado fez um ‘déjá-vu’ de sua vida pública na defesa dos que produzem, principalmente no campo. Quem esperava que o governador fosse constrangido por vaias e protestos na abertura da Tecnoshow em Rio Verde, perdeu o ingresso. Caiado fez um discurso histórico de um líder que construiu sua carreira política na defesa do agronegócio. Terminou sua fala explicando a importância da taxa do agro para a infraestrutura, principalmente construção e manutenção de estradas. Calou os que, por desconhecimento ou por interesses políticos, batiam bumbo. Todos os grandes e médios empresários do agro entenderam e aplaudiram o governador, sinal que, salvo um ou outro insatisfeito, Caiado reconciliou com seu DNA político e voltou a empunhar a bandeira da direita e centro-direita em Goiás.

“Me dê dois anos de prazo”

Caiado pediu aos empresários do agronegócio em seu discurso na abertura da Tecnoshow, em Rio Verde um prazo de dois anos “para vocês verem como vão ficar nossas rodovias e como esse dinheiro será aplicado“. Ele se referia à taxa de contribuição para o fundo de infraestrutura destinado para manutenção e construção de rodovias.

Continua após a publicidade

De volta a Brasília

São esperados nesta semana para 24ª Marcha dos Prefeitos dos 5.568 municípios do País, em Brasília, aproximadamente 10 mil participantes. Na pauta, um dos temas mais discutidos será a Reforma Tributária que ameaça retirar receitas dos municípios.

Pacto Federativo

Um dos prefeitos que confirmou presença é o de Iporá, Naçoitan Leite que defende uma discussão objetiva sobre o Pacto Federativo e Reforma Fiscal. Toda mexida que fazem, os municípios são penalizados com mais prestações de serviços e menos recursos. Cito o caso de Iporá que, em um raio de 300 quilômetros, somos o único hospital público com UTI que atende os municípios vizinhos. Se não fosse a ajuda do governador Caiado, já tinha fechado”.

Virmondes social

Circula nas redes sociais vídeo do deputado estadual, Virmondes Cruviinel Filho (UB), ressaltando a contribuição dele como parlamentar na aprovação dos projetos de proteção social do governo de Ronaldo Caiado. Virmondes está com jeito de quem pode entrar na corrida para disputar a Prefeitura de Goiânia.

Silvano na ativa

Ex vereador de Cristalina, Silvano da Rádio (sem partido), mesmo sem mandato mostra que está na ativa. Tem cumprido agenda fora de Goiás em visitas a grandes empresas em busca de ideias para Cristalina. Candidatíssimo em 2024.

Volta às origens

Ex-candidato derrotado na corrida presidencial, Ciro Gomes está de malas prontas para embarcar no ninho do PSDB de Eduardo Leite. A pergunta de um 1 milhão de dólares: Ciro desistiu de vez a candidatar-se a presidente da República em 2026?