Coluna

Caiado vai incluir os 29 municípios da Ride na Secretaria do Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de fevereiro de 2023

Dos 29 prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), 20 pressionaram o presidente da entidade, Pábio Mossoró (MDB) para que o governador Ronaldo Caiado (UB) inclua todos sob a gestão da nova Secretaria Metropolitana do Entorno. No projeto original enviado à Alego e aprovado, o governador havia vetado 20 cidades, optando por nove que fazem fronteira com o Distrito Federal. “Os prefeitos que ficaram fora reclamaram e com razão. Antes de ser enviado à Alego para ser votado, nós reunimos com o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, o relator do projeto, deputado Wilde Cambão (PSD), o chefe de gabinete de Caiado, Alex Godinho e a executiva da Amab e ficou acertado que todos seriam incluídos”, relata o presidente da entidade, prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB).   A Xadrez conversou com alguns prefeitos da região e o argumento deles é comum: “Os problemas da Ride não se resumem a transporte urbano. Temos demandas por moradia, saneamento básico, saúde e infraestrutura”, diz um dos ouvidos. De acordo com Pábio, o vice-governador, Daniel Vilela (MDB) vai conversar com o governador sobre o envio à Alego proposta de emenda à lei para incluir novamente os 20 municípios que ficaram fora.

PGE dá aval para inclusão

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou ao governador incluir novamente os municípios da Ride que foram vetados. A PGE alertou que a lei exige que se faça assembleia com todos os prefeitos para manter o veto, assim, Caiado optou por manter o projeto original da Secretaria Metropolitana do Entorno.

Continua após a publicidade

Bruno tem a força

Eleito presidente da Alego por unanimidade, Bruno Peixoto (UB) faz história e se credencia para ser um forte concorrente na disputa parar a Prefeitura de Goiânia em 2024. Além de ter indicado todos os aliados com cargos na Mesa Diretora, ainda agasalhou outros em diretorias da Alego. Poucas vezes um presidente do legislativo goiano acumulou um acervo de poder tão grande. A única vaga que falta ser preenchida é a de liderança do governo. Caiado deve bater o martelo, no mais tardar, nesta quinta-feira (2).

Entorno presente…

Os prefeitos do chamado Entorno Sul assinaram o ponto na posse dos deputados na Alego. O de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), Cidade Ocidental, Fábio Correia (PP) e de Valparaíso, Pábio Mossoró levaram quase todos os vereadores de suas respectivas bases políticas.

…menos Sorgatto

A maioria dos prefeitos, não só do Entorno de um modo geral, mas também da região nordeste de Goiás e da Ride, foram à posse da nova legislatura da Alego. A ausência mais notada foi a do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB). Pegou mal o gesto considerando que Bruno Peixoto é do mesmo partido. Bola fora!

Ato falho Célio!

Ao homenagear o líder político goiano, Maguito Vilela dando o nome à escola municipal de Valparaíso, no Jardim Ipiranga, nesta terça-feira (31), o deputado federal, Célio Silveira (MDB) cometeu ato falho. Disse que “em poucos dias Daniel será governador”. O prefeito Pábio Mossoró, Daniel e lideranças políticas baixaram a cabeça constrangidos.

Governadores goianos

Além de Ronaldo Caiado em Goiás, mais dois estados são governados por goianos: Mauro Mendes (Mato Grosso), também do União Brasil e Antônio Denarium (Roraima), do PP. Em comum entre eles, o fato de terem nascido em Anápolis.