Caiado vence desafio no UB e coloca um pé no Nordeste
Passado o entrevero da eleição que renovou o diretório nacional do União Brasil nesta quinta-feira (29), mesmo que o ainda presidente da legenda até o final março, Luciano Bivar (PE) conteste a vitória do advogado Antônio Rueda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado está otimista quanto ao futuro. “Caiado é um homem de diálogo e […]
Passado o entrevero da eleição que renovou o diretório nacional do União Brasil nesta quinta-feira (29), mesmo que o ainda presidente da legenda até o final março, Luciano Bivar (PE) conteste a vitória do advogado Antônio Rueda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado está otimista quanto ao futuro. “Caiado é um homem de diálogo e nunca escondeu sua intenção em disputar a presidência da República. Todos os integrantes da legenda sabiam disso, portanto, não há o que contestar sobre a vitória de Rueda”, conta um aliado do governador. Não é segredo que desde meados de seu primeiro mandato, Caiado sinaliza ao partido que colocaria seu nome para disputar a presidência da República em 2026. Mas, Luciano Bivar e seu grupo, originário do antigo PSL, resistem em ser oposição ao governo e gostariam de apoiar a reeleição de Lula. Diante do impasse, o grupo de Caiado liderado por ACM Neto (BA) e o deputado federal Mendonça Filho (PE), urdiram a candidatura do vice de Bivar, advogado Antônio Rueda, como candidato a comandar o UB a partir de abril. Além disso, quando houve a fusão entre DEM e PSL, o acordo seria que na renovação do diretório, os remanescentes do DEM assumiram a presidência do partido. Vitorioso, Caiado agora coloca o pé no Nordeste com dois fortes aliados da região: Mendonça Filho em Pernambuco e ACM Neto na Bahia. Para completar o reforço, Rueda foi eleito com o apoio dos quatro governadores da legenda, sete senadores e mais de 50 deputados dos 59 da bancada na Câmara.
O que será dos três ministérios?
Conhecendo o PT e seu modus operandi, assim que a poeira baixar, os áulicos do presidente Lula vão colocar a fatura sobre a mesa. O União Brasil não poderá mais fingir que é oposição, principalmente tendo um pré-candidato a desbancar Lula em 2026. Embora considere dois ministros da União Brasil mais na cota do senador Davi Alcolumbre AP), a pergunta é: o que Lula fará com os três ministros da legenda?
Flerte com o PT
Davi Alcolumbre sonha em conquistar a presidência do Senado ano que vem e para isso, contava com a vitória de Bivar, assim ficaria mais fácil angariar o apoio do PT ao seu projeto. Ficou difícil. A ala vitória de Rueda é mais bolsonarista e orgânica.
Federação PP…
…União Brasil e Republicanos que estava em negociação, tende a esfriar de acordo com Augusto Tenório do Estadão. O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira avalia que se a rusga entre Bivar e o grupo Rueda não for resolvida, não terá como avançar. Ruim para Caiado.
5,2 milhões de…
…brasileiros acessaram o Instagram do @ohoje até agora. O alcance do jornal que mais cresce em Goiás – 21% só em fevereiro –, é fruto de um trabalho jornalístico de qualidade e uma equipe comprometida em produzir bons conteúdos jornalísticos. O grupo O Hoje busca criar novos conteúdos informativos nas redes sociais fazendo com que programas como o “Curiô” e “Descubra Goiânia” cheguem a uma maior parcela da população.
Vulcanis alerta
Em audiência no Senado nesta terça-feira (27) a secretária da Samad, Andréa Vulcanis, fez um alerta para a necessidade de se regulamentar a ocupação territorial no entorno do perímetro das cidades. “O parcelamento desordenado do solo gera consequências como desmatamento, poluição do lençol freático, pressão sobre a rede de drenagem e de coleta de lixo”.