Coluna

Câmara de Goiânia vai instalar a CEI da Enel

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 10 de maio de 2021

A Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar ações da Enel Distribuição (que comprou a Celg) e o tratamento dispensado aos funcionários e consumidores, deve ser instalada nesta semana pela Câmara de Goiânia. O comando dos trabalhos deverá ficar a cargo do vereador Mauro Rubem (PT), cujo nome foi confirmado por portaria já publicada no Diário Oficial do Município, juntamente com Juarez Lopes, Ronilson Reis, Leia Klebia, Leandro Senna, Geverson Abel e Bruno Diniz. A criação da CEI foi cogitada em audiência pública realizada em fevereiro, e depois de ouvir reclamação de representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Goiás (Stiueg) e da Federação Regional dos Eletricitários e Saneamento. 

Em Brasília 

Após ouvir reclamações dos trabalhadores, Mauro Rubem prometeu ir à Embaixada da Itália, em Brasília, para pedir o mesmo tratamento que a empresa reserva para seus trabalhadores na Europa, sede oficial da Enel. 

Continua após a publicidade

Não compareceu 

A italiana Enel – que foi convidada para a audiência na Câmara, mas não enviou representante – comprou a Celg em 2016, no governo de Marconi Perillo (PSDB) por R$ 2,187 bilhões, e a primeira privatização na gestão de Michel Temer. 

Prazo final 

Por decisão do presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), a CEI terá prazo de 120 dias para concluir a investigação, e determinou à Diretoria-Geral providenciar os recursos administrativos, as condições organizacionais e o assessoramento técnico necessário ao bom desempenho dos trabalhos da Comissão.  

Disputa no PSL 

Deputado estadual de primeiro mandato, Delegado Humberto Teófilo (PSL) revela que vem sendo estimulado por amigos para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Vai ter disputa por votos contra o correligionário Delegado Waldir, que presidente o partido em Goiás, e o também deputado Major Vitor Hugo. 

Por enquanto 

Como o deputado Vinícius Cirqueira (Pros) interpôs recurso junto ao Supremo Tribunal Federal, ele continua no exercício do mandato até uma decisão final.  

Efeito zero 

Na semana passada, a Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás havia requerido o cumprimento de decisão do TRE, que cassou o diploma do parlamentar. A Procuradoria entende que o recurso do deputado não tem efeito suspensivo. 

Em avaliação 

Os 26 deputados que subscreveram a Proposta de Emenda à Constituição que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios estão conversando sobre o impacto político-eleitoral caso venham a recuar, com o anúncio da aposentadoria do conselheiro Nilo Resende. Temem parecer que houve barganha. 

Condição  

Os cinco prefeitos eleitos pelo PSB, em 2020, avaliam se continuam no partido, depois que o deputado federal e presidente da legenda Elias Vaz definiu que um eventual apoio do partido à reeleição de Ronaldo Caiado (DEM) se daria caso o governador não apoie Jair Bolsonaro. 

CURTAS 

– Contrários à CPI da Covid, em consonância com o presidente Jair Bolsonaro, os senadores goianos Kajuru, Luiz do Carmo e Vanderlan Cardoso passam ao largo das discussões do assunto que toma de conta do País.  

– A Secretaria da Retomada está autorizada a celebrar e manter, mediante processo seletivo, 65 contratos temporários pelo prazo máximo em caso de excepcionalidade, que vai de seis meses a dois anos.