O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Campos Neta aponta que é preciso criar condições para a autonomia dos cidadãos

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 13 de abril de 2025
Novo presidente do Banco Central defende autonomia e inflação baixa
No primeiro discurso no cargo

Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC), afirma que é preciso criar condições para a autonomia financeira dos cidadãos. O economista disse que os programas sociais no Brasil não têm uma porta de saída. Logo, exige um esforço financeiro por parte do governo federal. “A gente precisa achar uma forma de falar com as pessoas que ‘eu não quero te dar dinheiro, eu quero te dar a prosperidade, eu quero te dar a oportunidade’”, ressalta o ex-presidente. Por esse motivo, compreende que o governo necessita achar uma forma de se reinventar nesse aspecto. 

Campos Neto percebe que da forma que está, o governo fomenta a dependência dos brasileiros à classe política. Relação muito perigosa para a indispensável distribuição de poder que deve existir em qualquer sociedade civilizada. No entanto, entende que as pessoas tendem a escolher esses ‘programas sociais eternos’, sem um começo e um fim. Por isso, aponta que o governo deve reformular a abordagem e construir um novo caminho para os mais pobres.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.