Coluna

Candidatos articulam presidência da Câmara com grupos dispersos

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 18 de outubro de 2018

Ao menos quatro nomes despontam nas articulações entre vereadores em busca da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Goiânia, que ocorre em dezembro, após o fim das sessões em plenário. Pela base do prefeito Iris Rezende (MDB), têm se apresentado com mais ênfase o atual líder, Tiãozinho Porto (PROS), e o atual presidente, Andrey Azeredo (MDB), que mantém maior discrição sobre o processo para possível reeleição. Já pela oposição, o principal nome é da vereadora Sabrina Garcêz (PTB), depois de mostrar habilidade na presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Além destes, corre por fora o vereador Romário Policarpo (PTC), que têm bom trânsito tanto entre apoiadores de Iris, quanto com opositores. As conversas, no entanto, continuam em realidade líquida, já que nenhum grupo conseguiu fechar número consolidado de votos. Diferente do processo de 2017, quando cerca de oito vereadores fecharam questão e viraram o fiel da balança ao se posicionar pela eleição de Andrey.  

Tradição

Continua após a publicidade

Com apenas dois meses para a votação, a eleição na Câmara segue indefinida, enquanto que a situação para o comando da Assembleia Legislativa, a quatro meses da escolha, parece fechada em torno do deputado Álvaro Guimarães (DEM).

Externo

Vereadores não acreditam em interferência, mesmo indireta, de Ronaldo Caiado (DEM) e percebem que, como sempre, o Paço deve chegar atrasado. Já há sinais de participação do senador eleito, Vanderlan Cardoso (PP). 

Deputado novo, pauta velha 

Sexto deputado federal mais bem votado de Goiás, com mais de 100 mil votos, o novato Glaustin da Fokus (PSC) visitou nesta semana o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Durante o encontro, o empresário reiterou compromisso de trabalhar em Brasília para viabilizar recursos para o desenvolvimento social e econômico a Capital. “Estou aqui (na prefeitura) há dois anos e me sinto órfão porque os grandes impostos se concentraram nas mãos do governo federal, por isso os municípios estão passando por dificuldades financeiras sérias”, explicou Iris, ao cobrar que o deputado eleito de fato trabalhe para providenciar investimentos na Capital e, até, a redistribuição dos recursos no país, com foco nos municípios. Glaustin voltou a prometer que usará o mandato para buscar maior geração de mais empregos e renda em Goiás e que viabilizará verbas para demandas na saúde, educação, saneamento, transporte e segurança pública. Iris louvou a iniciativa e valorizou a renovação para que a política não seja instrumento para “os aproveitadores”. 

Curtas 

Homenagem – O Cremego antecipa comemorações do Dia do Médico e entrega hoje comenda a oito médicos goianos com mais de 35 anos de exercício profissional.

Confiança – O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse que o adversário Fernando Haddad (PT) “não vai tirar 18 milhões de votos” e que já “está com uma mão na faixa”.

Inegável – O capitão da reserva se baseia em números. Já o petista começou a buscar, com mais ataques, tirar alguns dos votos do concorrente. 

Tem base?

O aumento de até R$ 0,30 no preço do litro do etanol assustou o consumidor em Goiânia e o Ministério Público de Goiás informa que os casos de “aumentos abusivos serão devidamente apurados” na atuação de defesa do consumidor.

De olho!

Os postos justificaram que apenas repassaram reajustes praticados por usinas e distribuidoras. O MP reforça a importância do aplicativo “Olho na Bomba”, em que o consumidor pode pesquisar as melhores ofertas de preços.

Ciclo encerrado 

O único deputado federal eleito pelo PSDB, Célio Silveira, avalia que os tucanos em Goiás devem repensar a maneira de fazer política e entender o recado das urnas após o resultado deste ano.

Mudança

“O que aconteceu no Estado foi o fim de um ciclo, uma exaustão, que fez com o que o governador em algumas cidades ficasse em quarto ou quinto lugar. Foi uma coisa normal de muito tempo de poder que levou à exaustão”, disse o deputado reeleito.

Reta final

O empresário e ex-candidato a deputado estadual, Rafael Lousa (PSDB), assumiu ontem o comando da Goiás Turismo. Pretende “trabalhar para contribuir da melhor forma possível”. Ocupa o lugar deixado por Leandro Garcia.

Convite

O senador Ronaldo Caiado (Democratas), fez visita de cortesia à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em Brasília. Aproveitou para convidar a goiana, de Morrinhos, para a posse como governador, no dia 1º de janeiro.