Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

Cenário prevê disputa entre Policarpo e Andrey

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 19 de novembro de 2018

Já se desenha na Câmara de Goiânia um cenário de disputa acirrada pela presidência da Casa, cuja eleição está marcada para dezembro. Alguns se lançaram como pré-candidato, mas com o afunilar do processo, devem permanecer no páreo os vereadores Romário Policarpo (PTC) e Andrey Azeredo (MDB). Enquanto Policarpo já está pedindo votos, com o apoio de um grupo formado por mais de 20 colegas de Parlamento, o emedebista diz que ainda não se posicionou no processo, pela sua reeleição ou não. Os dois integram a bancada de apoio ao prefeito Iris Rezende (MDB), mas Policarpo, que é guarda civil metropolitano, já recebeu o apoio, inclusive, de vereadores de oposição ao Paço Municipal. Como o processo na Câmara só se define, por tradição, nas horas que antecedem a eleição, pode-se dizer que o jogo está aberto, e pode revelar surpresas na votação. 

Defesa

Continua após a publicidade

Senador Wilder Morais (DEM) volta a defender que o cidadão de bem tenha direito a possuir uma arma para defender a sua família e seu patrimônio.

No aguardo

Como o relator da Lei Orçamentária do Estado para 2019, Lívio Luciano (Podemos) aguarda informações da equipe de transição, poucos deputados apresentam emendas. 

Prefeito é cotado para chefia de Gabinete 

Prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Marcos Cabral (DEM), que está em seu segundo mandato, está cotado para a chefia de gabinete da Governadoria. Durante toda a campanha, esteve ao lado do governador eleito Ronaldo Caiado. No entanto, desconversa, mas dificilmente diria não a um chamado de Caiado. Os dois têm uma amizade de longa data. Empresário do ramo de mineração, Cabral, tem formação em Gestão Pública, é técnico em mineração e em asfalto. Ele já ocupou cargo na administração estadual, na gestão do ex-governador Alcides Rodrigues, na pasta da Agricultura. A indicação pode ser confirmada, pois Cabral tem sido elogiado pelo vice-governador eleito Lincoln Tejota (PROS). Cabral, Caiado e Tejota têm forte representação política na região Norte do Estado. 

Curtas

A comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido, na Câmara dos Deputados, se reúne novamente, nesta terça-feira, para tentar votar o substitutivo do relator, Flavinho (PSC-SP).

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste contratou créditos no valor de R$ 7,9 bilhões em mais de 33 mil financiamentos. Goiás está bem posicionado na região com bom volume de recursos.

Vai à votação na Assembleia Legislativa projeto que altera lei que autoriza a concessão de crédito outorgado do ICMS nas operações internas com mercadorias destinadas ao Programa Habitar Melhor. 

De GPS 

A frota de ônibus do transporte público de Goiânia vai contar com sistema de monitoramento, depois que a Câmara Municipal decidiu derrubar veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

Tempo real 

Pelo projeto, o monitoramento terá que ser feito pela concessionárias que operam no sistema de transporte, que ainda terão de oferecer aos usuários a possibilidade de acompanhar o processo em tempo real.

Sem placa

Mais um imbróglio envolvendo o processo de confecção da placa Mercosul está em curso, depois que o juiz Élcio Vicente da Silva determinou ao Detran a suspensão do pregão.

Barrado

Para o magistrado, o edital para a contratação da empresa responsável pela fabricação das placas beneficiaria a multinacional Utsh, por ser a única que cumpre os requisitos previsto pelo Detran.

Conversa 

Deputado eleito, o vereador Alysson Lima (PRB) diz que pode apoiar, junto com o colega de partido Jeferson Rodrigues, o democrata Álvaro Guimarães para presidir a Assembleia Legislativa.

Sou Goiás

Ex-jogador do Goiás, o deputado federal Daniel Vilela (MDB) comemorou, ao lado do filho, a vitória do time e a conquista de uma vaga na elite do futebol brasileiro.