O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026

Centrão sempre será governo, não importa se de direita ou esquerda

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 2 de outubro de 2025
Takeshi Gondo - Ilustrador
Takeshi Gondo - Ilustrador

Os mais antigos, quando iam aconselhar os jovens e estes reclamavam, diziam esta frase: “O diabo é o diabo não porque é sábio, mas porque é velho”, ou seja, tem experiência, esperteza e vivenciou coisas muito além das pessoas comuns. Sem discriminar os mais velhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser associado a esses “velhos sábios” por conhecer, com singularidade, a natureza ‘governista’ da maioria dos políticos. Devido a essa longeva convivência com os fisiologistas no Congresso, ele aprendeu que o Centrão, essa bancada invisível, sem gabinete ou identificação, é doido pelo poder.

Basta Lula melhorar mais alguns pontos na intenção de votos para que essa turma, de diversos partidos, bata à sua porta em busca de cargos em troca de apoio. Tem sido assim desde a Constituinte de 1988: esses parlamentares sem rosto, alma ou compromisso com o país agem conforme a oferta de benesses no poder. Lula conhece a natureza fisiológica deles e, por isso, aguarda pacientemente o momento certo para abrir as portas e recebê-los.

Mesmo que esse estilo não agrade muito os petistas raiz, o presidente precisa deles para vencer a disputa presidencial em 2026. Afinal, esse comportamento está tão arraigado na cultura política que dificilmente um candidato a presidente da República, governador ou até mesmo prefeito consegue se livrar dessas lideranças. Se recusam o apoio, batem à porta do adversário. Se quem eles apoiam perde a eleição, em pouco tempo estarão aboletados no poder novamente. Caso contrário, se aliam à oposição até alcançar seus objetivos. Lula sabe disso e joga com o tempo.

Efeito pesquisas: Ciro Nogueira elogia Lula

Há muito tempo os bolsonaristas raiz vinham dizendo nos bastidores que o senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, “está de olho na vaga de vice de Tarcísio de Freitas (REP), mas, no fundo da alma, gostaria de voltar ao velho ninho ao lado do presidente petista”. A razão é simples: todas as pesquisas no Piauí mostram Ciro Nogueira em terceiro lugar na intenção de votos para a reeleição ao Senado. Parece verdade as suspeitas, pois recentemente Ciro se derramou em elogios ao presidente Lula, “por ser o melhor presidente do Brasil, principalmente para a região Nordeste”. Esta é a natureza do Centrão.

Culpa do morto

Ainda sobre o depoimento do presidente da Conafer, Carlos Lopes, à CPMI do INSS, o senador Izalci Lucas (PL), um dos mais atuantes no colegiado, disse que “ouvimos uma das maiores aberrações já ditas: se havia mortos recebendo pelo INSS, a culpa seria do próprio falecido”. Na avaliação de Izalci, “esse tipo de absurdo mostra até onde estão dispostos a ir para empurrar responsabilidades e fugir da verdade”.

Cambão cobra GO-245

O deputado estadual por Luziânia e Entorno Sul, Wilde Cambão (PSD), ocupou a tribuna da Alego nesta quarta-feira (1º) e pediu ao governador Ronaldo Caiado (UB) e ao presidente da Goinfra, Pedro Sales, a construção da Rodovia GO-245. “Aproveito a oportunidade para sugerir a aprovação do projeto de pavimentação da GO-425, importante rodovia de Goiás que abrange por volta de sete municípios. O Entorno precisa dessa obra que vai mudar, de forma substancial, o desenvolvimento daquela região”, pontuou.

Aliados na Ocidental

Uma das metas políticas alcançadas pelo deputado estadual Wilde Cambão (PSD) era ampliar seu leque de apoios no chamado Entorno Sul de Brasília. Nesta semana ele consolidou o apoio de vários vereadores de Cidade Ocidental à sua reeleição. Dos 15 vereadores da Câmara Municipal, seis já declararam apoio ao parlamentar, incluindo o presidente da Casa, Zé Divino, além dos vereadores Danielzinho Lima, Clauber Morlé, Frank Denis, Ivone Souto e Anaelson. Tem gente roendo as unhas.

Carrijo ressalta parceria

Acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pelo deputado estadual Lucas do Vale e pelo secretário de Governo de Rio Verde, Paulo do Vale, o prefeito Wellington Carrijo vistoriou obras de pavimentação no município. “Esta parceria com o governo de Goiás vai contribuir muito com o agronegócio goiano, especialmente em Rio Verde. Nosso município contribui com 10% do Fundeinfra, portanto, somos gratos a esse retorno para o agronegócio em nossa região”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.