Coluna

Centrão trata seus eleitores como “mero detalhe eleitoral”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de agosto de 2023

Em anos recentes, os partidos de centro e mais à direita ainda disfarçavam a volúpia por cargos e verbas do Governo Federal. Mas agora, mal é anunciado o resultado das urnas, rapidinho mudam para o lado vencedor. Tudo que foi dito contra o adversário que disputava o poder que eles estavam aboletados é esquecido. Para essa gente do Centrão, representados pelo PP, Republicanos e União Brasil, a frase “Rei morto, rei posto; viva o novo rei!” soa como um manual de sobrevivência. Afinal, agora é tempo de soterrar o perdedor e abraçar o novo inquilino do poder. O eleitor mais atento que votou no PP, Republicanos ou no União Brasil deve estar arrependido ao perceber que as teses conservadoras e liberais destas três legendas eram meramente uma “caça ao voto”. A linha de frente de oposição que as legendas propagavam contra o consórcio de esquerda liderado pelo PT, de repente, evaporou. Para piorar o enredo, é dizer ao cidadão que acreditou no PP, Republicanos e União Brasil que “vão apoiar o governo Lula, mas continuam na oposição”. Quem acredita em um absurdo desses? E segue a vida do brasileiro, sonhando que um dia consiga se desvencilhar da venda que tapa seus olhos e perceba que existem outras pessoas comprometidas com o País e sua gente.

Dividir para confundir o eleitor

Fica difícil acreditar que o PP de Arthur Lira (AL), o Grão Vizir da República, leve mais da metade do Centrão para apoiar Lula, mas uma parte comandada pelo presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), e seu grupo fique na oposição. Esse estratagema é para não desidratar os votos para prefeito e vereador em 2024.

Continua após a publicidade

Ruim para Baldy

Esse arranjo político do PP em se dividir, prejudica o presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy, na formação de chapas nos municípios. Tudo indica que Baldy deve se aproximar do senador Wilder Morais (PL) para se firmar como oposição ao governo Lula.

Cidadão Marcos

O ex-tudo no governo de Ronaldo Caiado e atualmente vice-presidente da Celg, Marcos Roberto, recebe na quarta-feira (30) título de cidadão goianiense. A proposta é do vereador Denício Trindade (MDB).

Gugu boa notícia

O deputado estadual por Itumbiara e pré-candidato a prefeito, Gugu Nader (Agir), postou em suas redes sociais que a plenária do Conselho Estadual da Educação do Estado de Goiás votou pelo retorno do vestibular do curso de medicina em Itumbiara.

“Obrigado, Caiado”

“Obrigado, governador Ronaldo Caiado, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel, a parte técnica, servidores e o coordenador do curso de medicina, doutor Vitor”, comemora Gugu.

Purgatório político

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, não teve a mesma sorte do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entre tantos que a Justiça descondenou. Arruda sofreu mais uma condenação e só aos 81 anos terá seus direitos políticos de volta. Purgatório político puro!

Jurídico na construção

A Ademi-GO, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realiza no dia 15 de setembro, em Goiânia, o VIII Seminário Jurídico – Construindo o Direito. Esta é a primeira vez que a capital goiana será sede de um evento nacional que irá discutir assuntos polêmicos que impactam diretamente os mercados imobiliários. (Especial para O Hoje)