Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Cidadania do DF pode perder Paula Belmonte para o União

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de dezembro de 2023

Cada vez mais próximo do governo do presidente Lula, o Cidadania tanto em Goiás quanto no Distrito Federal, trabalha para alinhar suas lideranças nacionais no campo de esquerda. Um exemplo dessa tendência, é a insistência do presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe, para que o PSDB, partido com o qual é federado, apoie Adriana Accorsi, do PT, para prefeita de Goiânia. No caso do Distrito Federal, a presidente do Cidadania local, deputada distrital Paula Belmonte, foi ameaçada de expulsão da legenda por ser oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com os bastidores do serpentário da Câmara Legislativa, existe uma forçação de barra para que a deputada perca o comando da legenda. “Isto possibilitaria uma aproximação com o governo do presidente Lula e Ibaneis Rocha”, conta uma fonte à Xadrez. Se realmente ficar insustentável a convivência dentro do Cidadania, o que não faltam são legendas do espectro de centro e centro-direita interessadas no passe da deputada. Um dos caminhos mais prováveis, será o União Brasil onde tem afinidade e ligações de amizade. Um desses amigos, é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) com o qual, Paula Belmonte e o marido, Luís Felipe receberam para um jantar na segunda-feira (11). Entre os assuntos mais falados foi a situação da deputada dentro do Cidadania e o sinal de portas escancaradas no União Brasil para recebê-la.

Meta de 2026 é o Buriti

Caso Paula Belmonte migre para o União Brasil, o objetivo é disputar o GDF em 2026. Caiado gostou da ideia de ter a deputada no União, seria um reforço a mais no DF, caso seja escolhido candidato a presidente da República pelo União em 2026.

Continua após a publicidade

Dênis articulador

Silencioso e pragmático, assim é o estilo do presidente do Solidariedade em Goiás, Dênis Pereira que, numa tacada só, filiou três vereadores à legenda e ampliou o protagonismo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).

Esquerda, não!

De acordo com lideranças políticas de Rio Verde, o deputado federal, Glaustin da Fokus (Podemos), deu um ultimato aos filiados: não vai permitir alianças com partidos de esquerda. Esta orientação provocou o afastamento do vereador Paulo Casamento do pré-candidato a prefeito de Rio Verde pelo PSB, Karlos Cabral.

Mutirão Gayer

Neste sábado (16) o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, deputado federal Gustavo Gayer em parceria com o deputado estadual, Fred Rodrigues (DC), promoveu um mega mutirão da saúde com várias especialidades médicas e jurídicas à disposição do goianiense.

Auxílio-moradia

A Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta quarta-feira (13), que viabiliza o pagamento do auxílio-moradia da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A mudança feita pelo relator Danilo Forte (União-CE) foi uma sugestão da senadora Leila Barros (PDT-DF). (Especial para O Hoje)