O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade

Cidades que tiveram atritos entre MDB e União Brasil, Caiado e Daniel vão atuar juntos como bombeiros

Mesmo unidos politicamente, existem municípios que o MDB e União Brasil estão divididos. Em alguns casos, as divergências são incontornáveis e extrapolam a sólida aliança entre Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela. Por se tratar de interesses paroquiais com raízes bem antigas, Caiado e Daniel vão atuar como bombeiros em dupla para que não […]

Mesmo unidos politicamente, existem municípios que o MDB e União Brasil estão divididos. Em alguns casos, as divergências são incontornáveis e extrapolam a sólida aliança entre Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela. Por se tratar de interesses paroquiais com raízes bem antigas, Caiado e Daniel vão atuar como bombeiros em dupla para que não haja rupturas incontornáveis entre os dois grupos, tendo em vista, a eleição de 2026. As dificuldades para agasalhar interesses das lideranças nos municípios onde o MDB ou o União disputam a prefeitura, exigiu do governador e seu vice, muito diálogo e paciência, afinal, o que não faltam em política, é vaidade e arrogância.

Cidades importantes como Catalão, Goianésia, Porangatu, Uruaçu entre outras, os dois líderes conseguiram acomodar os interesses locais. No entanto, ainda perduram polarizações históricas com raízes no passado entre o então PSD, de origem rural, e a UDN mais urbana e intelectualizada. Iporá, na Região do Oeste Goiano, é um recorte desse passado onde MDB sempre foi oposição aos grupos ligados à elite udenista.

Assim que Ronaldo Caiado anunciou, antecipadamente, que o então adversário político na disputa para governador, Daniel Vilela seria seu vice na busca do segundo mandato, a paz foi estabelecida. O problema é que, em Iporá, essa trégua, segundo o atual prefeito, Naçoitan Leite (União), foi ‘quebrada’ por Daniel Vilela, que entregou o MDB ao antigo adversário da legenda, o ex-prefeito e agora pré-candidato, Mac Mahon.

Neutralidade pode ser uma das opções

Se após as convenções de União Brasil e MDB o clima continuar acirrado entre as duas legendas, a prudência recomenda que Caiado e Daniel passem distantes das rusgas. O máximo que podem fazer é tentar uma trégua para que, a partir de 2025 se juntem para apoiar a eleição do vice ao Governo de Goiás e Caiado a presidente da República. Até lá, os dois líderes terão que tomar muito chá de camomila.

Senado deve votar projeto de Vanderlan Cardoso

Deve ir mesmo a votação na CCJ do Senado, nesta quarta-feira (17), a proposta de emenda à Constituição que concede autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (BC), de autoria do senador goiano, Vanderlan Cardoso (PSD). Embora o governo Lula seja contrário ao projeto, não propõe nenhuma mudança.

BC independente financeiramente

Vanderlan defende que é melhor para o país um Banco Central independente, sem ficar preso ao orçamento do Governo Federal. Ele acredita que os colegas senadores tenham bom senso e aprovem seu projeto nesta quarta-feira (17), na CCJ.

Damares é o ‘bode’ na sala de Celina Leão

Observadores mais atentos ao serpentário político de Brasília, desconfiam que as investida da senadora, Damares Alves (REP) que pode disputar o Governo do Distrito Federal, são sinais para que o PP apoia o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira na disputa para presidir a Câmara Federal. Mesmo não tendo nenhuma confirmação, tanto do PP quanto do Republicanos. Marcos Pereira gosta da ideia. O problema é que o PP está dividido entre apoiar um candidato mais afinado com o presidente Lula ou o candidato de Arthur Lira (PP-AL). Elmar Nascimento (União-BA).

Marcos Pereira eleito aproxima Record de Lula

O que não faltam em Brasília são especulações e a mais lógica, aponta que, se Marcos Pereira for eleito presidente da Câmara, Lula ganha um aliado para ‘amaciar os evangélicos” mais próximos do bolsonarismo. Isto porque a rede Record, é o braço midiático da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e tem forte influência na massa evangélica. Soma-se a essa hipotética vitória, o fato de que a Record está carente de verbas oficiais

Rogério Cruz reveza…

… entre ‘pés no toddy’ e nos gabinetes acarpetados em lustrosos sapatos na busca da reeleição. A definição ilustra o esforço do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) que se divide entre vistorias em obras, de olho no cronograma, conversas com a população e nos gabinetes dos poderosos de plantão. Soma-se à rotina, despachos administrativos, reuniões de trabalho, audiências em Brasília para destravar recursos e na Capital em busca de soluções para as demandas do município.

Pábio e Célio destravam investimento de R$ 85 milhões

Acompanhado do deputado federal, Célio Silveira, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, conseguiu junto ao ministro das Cidades, Jader Barbalho, todos do MDB, a liberação de R$ 85 milhões para obra de saneamento integrado às famílias do Setor de Chácaras Anhanguera.

Apoio de Izalci a pré-candidato a vereador

Vale tudo para ganhar uns votos a mais, inclusive pedir apoio político federal. É o caso do pré-candidato a vereador de Aparecida, Elio Bom Sucesso (PL), que recorreu ao senador do DF, Izalci Lucas (PL) para gravar um vídeo “dando uma força”. Izalci disse que o pedido partiu de uma aliada em Brasília que apoia Elio. “Por ser do partido, topei na hora”, disse Izalci.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também