Coluna

Ciro Nogueira é contra PP embarcar no governo Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de julho de 2023

A depender do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, os planos de seu colega de partido e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (AL), para embarcar a legenda no governo Lula tem resistência. O assunto ocupou quase toda a mídia desde sexta-feira (14), a partir da posse do deputado federal, Celso Sabino, do União Brasil do Pará no ministério do Turismo. O alarido tomou conta do chamado ‘centrão’ que compõe os partidos de centro e centro-direita, mas Ciro Nogueira já havia alertado na quarta-feira (12), em entrevista à CNN Brasil, que “Temos diferenças claras e marcantes sobre a forma de ver o país que o PT tem. Se depender de mim, nenhum membro do nosso partido irá integrar esse governo”. Coincidentemente, o presidente da legenda em Goiás e da Agehab, Alexandre Baldy havia adiantado à Xadrez (O Hoje 10-07-2023), que estava descartado o embarque no ônibus do governo Lula. “Meu projeto é fortalecer o PP em Goiás e trabalhar ativamente para a candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) a presidente”. Baldy é um dos líderes mais próximo de Ciro Nogueira e voz influente no partido. Por sua vez, o PT conta com uma possível divisão como a ocorrido no segundo governo de Lula (2007-2010), quando Lula passou o rodo no Congresso conquistando maioria absoluta. Só que agora, mesmo com suas Excelências doidas para se agasalharem no poder, de preferência numa estatal “que fura poço”, ou seja que jorra dinheiro, tem à frente, o barulhento bolsonarismo. A turma do PL e a ala mais radical ligada a Jair Bolsonaro, tende a se juntar à direita mais civilizada e criar um blocão de olho nas eleições de 2024 e 2026. Assim, construir uma maioria absoluta, mesmo com Arthur Lira pilotando esses interesses, não vai ser tarefa fácil para o presidente Lula.

Bolsonaro: “Melhor segurança do Brasil”

Em sua breve passagem por Goiânia na sexta-feira (14), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, entre elogios ao chegar no Palácio das Esmeraldas para almoço com o governador Ronaldo Caiado (UB), que “Goiás tem a melhor segurança pública do Brasil”.

Continua após a publicidade

Veio para ficar

O bolsonarismo não é só um fenômeno passageiro da pol´tica brasileira como foi a era de Fernando Collor. Mesmo inelegível, mas Lula carregando o retrato dele no bolso e a todo evento lembrando à massa “que ele está por ai”, dificilmente será esquecido. A direita sabe disso e precisa de Bolsonaro.

Polícias integradas

Em sua conta no Twitter, o ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino (PSB), anunciou que nesta semana o presidente Lula vai anunciar medidas importantes na área de Segurança Pública. Vai ampliar a integração das polícias dos estados no combate às organizações criminosas, maior presença na Amazônia e fronteiras.

Aniversário político

Na festa de aniversário do prefeito de Iporá , Naçoitan Leite, neste sábado (15), em sua fazenda, reuniu mais de 1 mil pessoas entre lideranças políticas da Região Oeste e populares. O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha “eram só alegria”, disse Naçoitan.

Apoio ao Agro

Em nome da diretoria do Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia, Naçoitan agradeceu Caiado pelo apoio à 36ª Pecuária de Iporá e 1ª Feira do Agronegócio. “Mais uma parceria com o governo que deu certo e vem dando certo para o desenvolvimento da região”, ressaltou o prefeito.

Racha em Cristalina

A base do prefeito de Cristalina, Daniel [do Sindicato] Sabino Vaz (UB) caminha para um racha. Se não houver um acordo, o vice, Dr. Luís Otávio (sem partido) deve enfrentar o candidato da preferência do prefeito, vereador Jean Eustáquio (MDB).

Valtanho na área

O ex-vereador Valter Tomaz, o Valtinho, à época da gestão do ex-prefeito Luiz Attié, deve voltar a disputar vaga na Câmara Municipal de Cristalina. “Valtinho é articulado e tem capital político”, diz um amigo. A conferir.