O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Clécio Alves marca oposição cerrada contra pedido de Mabel

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 4 de junho de 2025
BBB 25 2025 06 04T103620.427

Depois que o TCM de Goiás recomendou à Alego não aceitar o pedido do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil) prorrogar o decreto de ‘calamidade financeira’, a decisão passou a ser dos deputados estaduais. Isto porque, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), aliado de primeira hora do prefeito Mabel, tenta uma última cartada: convencer os colegas a votarem o pedido. A saída encontrada por Bruno foi convidar o secretário de finanças de Goiânia, economista Valdivino de Oliveira, para explicar os motivos da prorrogação.

Ainda não tem uma data específica, mas conforme apurou a coluna, Bruno tem conversado com deputados sobre o assunto. A maioria é contra a prorrogação, principalmente Clécio Alves (Republicanos), um crítico ferrenho da gestão de Mabel. Para ele, o prefeito faz chacota com os deputados ao dizer (em vídeo) que, “se a Assembleia quiser aprovar, que aprova”. E se não quiser que aprova, não aprova. Eu não preciso da Assembleia para nada”. Pela disposição de Clécio nesta terça-feira (3), no pequeno expediente da Alego, Mabel não vai conseguir nada.

Pelo clima de desconfiança que alguns deputados nutrem pelo projeto de prorrogação de calamidade financeira, dificilmente será aprovado. Sem contar que existem outros municípios que pressionam para receberem o mesmo tratamento. Se os deputados aprovarem o pedido de Mabel, a pressão em um ano pré-eleitoral é muito grande e nenhum parlamentar quer correr risco de perder prefeitos aliados.

PL do DF mais próximo de Ibaneis

No meio político do Distrito Federal, o que não faltam são especulações sobre o futuro do senador Izalci Lucas (PL). Até agora, ele sustenta sua candidatura ao governo em 2026, mas o governador Ibaneis Rocha (MDB), trabalha para ter o PL em sua base. Para isso, gostaria de ter a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro na chapa para o Senado. Se essa aliança ocorrer, a candidatura de Izalci ao GDF perde tração.

Senado e federal

Não é segredo para ninguém que Bolsonaro está mais interessado em manter ou ampliar o número de deputados federais e ampliar a bancada no Senado. A meta é conquistar no mínimo 25 cadeiras e uma aliança com Ibaneis Rocha facilitaria esse arranjo. Bia Kicis disputaria a reeleição com boas chances de vitória e Izalci também para federal.

Dupla forte

Ibaneis sabe que, se Michelle fizer dobradinha com ele, a eleição de Celina Leão para o governo fica mais fácil do que concorrer com o PL. O Republicanos está em tratativas com o MDB e pode indicar a vice de Celina e Celina Leão (PP). A questão que fica é: Izalci toparia disputar vaga de deputado federal?

Sem polêmicas

Aliados do senador Wilder Morais (PL) em Goiás estão convencidos que ele não vai entrar em “bola dividida com a base do governador Ronaldo Caiado”, portanto, deve seguir distribuindo emendas parlamentares sem fazer discurso de oposição, mas indicando que vai disputar o governo, preferencialmente, longe de polêmicas.

Marconi em Uruaçu

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo continua suas andanças pelo interior de Goiás. nesta terça-feira, dia 3 de junho, o . Nesta terça-feira (3), ele esteve em Uruaçu. Foi recebido pelo ex-prefeito Valmir Pedro, vereadores e várias várias lideranças políticas do município e da região.

PL de Jataí

O prefeito de Jataí, no Sudoeste Goiano, Geneilton Assis (PL), tem dois nomes para deputado estadual em sua base: os vereadores Marcos Patrick e Carlinhos Canzi. “O acordo é quem estiver melhor posicionado nas pesquisas, terá o apoio dos demais”, diz Geneilton.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.